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C4: flexível e com variador de comando, o motor chega a 151 cv com álcool e tem maior torque, o que se reflete em desempenho superior

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Focus: mais pesado e com perda em aerodinâmica, novo modelo deixa o motor Duratec sem o antigo brilho, mas consome menos que o rival

O C4 responde com limitador e controlador de velocidade, ventilador de quatro velocidades para o banco traseiro (impulsiona o mesmo ar emitido pelos difusores, seja natural, refrigerado ou aquecido; o Focus tem apenas dutos de ar sob os bancos dianteiros), bolsas para objetos nas portas traseiras, limpador de para-brisa com braços invertidos e ótima área de varredura, maçanetas internas cromadas (além da estética, são mais fáceis de localizar à noite), apoio de braço no banco traseiro e interruptor no painel para destravar as portas — no Focus é preciso acionar os comandos junto às maçanetas.

Os dois carros são espaçosos na frente, embora não se perceba por dentro a maior largura externa do Focus. No banco traseiro, dois adultos e uma criança se acomodam bem em ambos, com certa restrição no espaço para cabeça — pessoas com mais de 1,75 metro podem encostá-la na parte final do teto. Desvantagens do C4: os encostos de cabeça deveriam poder subir mais, pois ficam baixos para alguns passageiros, e o apoio de braço central traz desconforto ao ocupante central, mais bem-acomodado no Focus.

Há empate técnico na capacidade de bagagem, 328 litros no Focus e 319 no C4, em porta-malas de dimensões regulares, mas o do Citroën tem o acesso dificultado pelo vão estreito e a base alta. Nos dois o banco traseiro é bipartido em 60/40, assento incluído, e o estepe fica por dentro sob a bagagem. Aqui, ambos recorrem a soluções temporárias: pneu bem estreito no Ford e normal, mas diferente dos demais (195/65 R 15 em vez de 205/55 R 16), no Citroën. Se em qualquer caso há limitação de velocidade no uso e o estepe não pode ser aproveitado em reposição de pneus, o do Focus é mais coerente como temporário.

Mecânica, comportamento e segurança

A fórmula é semelhante para ambos os motores, com 2,0 litros, quatro válvulas por cilindro e algum sistema variador — no coletor de admissão do Focus e no comando de válvulas de admissão do C4. Este último, por ser flexível e pela opção por variar o comando, que é mais efetiva, consegue vantagem em potência e torque: 143 cv e 20,4 m.kgf com gasolina e 151 cv/21,6 m.kgf com álcool, ante 145 cv e 18,9 m.kgf do concorrente.

Como também pesa um pouco menos (1.292 ante 1.340 kg), o Citroën consegue respostas mais ágeis em qualquer rotação — o Ford perdeu parte do brilho do antigo modelo, que era bem mais leve e cativava pelo desempenho. Mas o Focus vence em suavidade de funcionamento, pois é bastante "liso", ao passo que o C4 revela certa aspereza em média e alta rotação, mais até do que se poderia esperar pelas relações r/l (saiba mais sobre técnica). Agrava a questão o fato de a marca francesa ter alterado as relações de transmissão na versão argentina — o que já ocorrera no Pallas e no VTR importado para o Brasil —, deixando o câmbio curto demais.

Acompanhando o fluxo de tráfego, o C4 deixa o motor o tempo todo em rotação mais alta que a necessária. Como se espera, isso se torna um problema em viagens: são 3.600 rpm a 120 km/h, bem acima do ideal para um motor com tanta potência disponível. Como o motor não é suave, tem-se a constante impressão de "pedir marcha". A relação francesa sem dúvida ficaria bem em nossas condições de uso, mesmo que se precisasse reduzir marchas em algumas subidas, ultrapassagens e lombadas. É o que acontece no Focus, que roda a 120 a 3.300 rpm e, na cidade, exige menos trocas de marchas, pois cada mudança produz maior queda de giros. E poderia melhorar no C4 o acelerador algo abrupto. Continua

Os dois câmbios são corretos nos engates; no do Focus (extrema direita), a ré sincronizada pode ser aplicada rodando para frente a até 10 km/h

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