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CR-V: interior simples e funcional com instrumentos bem legíveis, mas em itens de conveniência fica muito atrás do que o concorrente oferece

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Tiguan: painel bem desenhado, mais equipamentos (muitos cobrados à parte) e a ampla tela dos sistemas de áudio e de auxílio para estacionar

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Mesmo sem valores comparáveis, os compartimentos de bagagem dão clara vantagem ao CR-V em espaço, apesar do estepe mais volumoso

A tela colorida, ampla e com boa resolução, é usada para acionar várias funções por toque e para exibir múltiplas informações, como nome da banda e da faixa por extenso — e ponha extenso nisso, pois são mais de 30 dígitos para cada campo. Os dois contam com fartos itens de conveniência, como ar-condicionado automático de duas zonas de ajuste (e muito fácil de usar por manter comandos giratórios para temperatura), controlador de velocidade, teto solar com controle elétrico, acionamento automático de faróis e limpador de para-brisa, quatro alças de teto, espelhos iluminados nos para-sóis (novidade no CR-V 2010), alerta específico para porta mal fechada, porta-copos, comandos de áudio no volante (também do computador de bordo do VW) e apoios de braço à frente (dois no Honda) e atrás.

Mas o Tiguan oferece mais em vários aspectos. Seu controle elétrico dos vidros inclui função um-toque e sensor antiesmagamento para todas as janelas, contra apenas a do motorista no CR-V (ambos vêm com temporizador). Ao comando da chave podem-se abrir e fechar os vidros e o teto solar — este só se ergue enquanto os vidros baixam, preferível ao arranjo em que corre para trás. Esse teto, que é opcional, ocupa quase a área superior do VW, sendo a parte dianteira móvel (ergue-se ou desliza para trás, por fora) e a traseira fixa, com comando elétrico também para a tela de proteção solar. A tela pode ser mantida fechada com o teto aberto ou basculado, o que ajuda a evitar o turbilhão de ar no interior; no entanto, quando fechada deixa passar mais sol do que o ideal em um país tropical.

Outros detalhes favoráveis ao VW são sensores de estacionamento à frente e atrás (incrível não haver sequer os traseiros no CR-V), aquecimento nos bancos dianteiros, configuração de funções, alerta programável para excesso de velocidade, retrovisores externos com aquecimento e rebatimento elétrico (para passar ou parar em locais estreitos), alarme com proteção por ultrassom, difusor de ar-condicionado para o banco traseiro, sua extensão para o porta-luvas (útil para manter bebidas frescas e chocolates íntegros), acendedor de cigarros, buzina dupla (mais agradável que a "bibi" do CR-V), abertura do tanque de combustível vinculada à trava central (mais cômodo que acionar a alavanca do oponente), retrovisor interno fotocrômico, luzes de cortesia no assoalho dianteiro, luzes de leitura traseiras (no CR-V há apenas a iluminação central), fechadura no porta-luvas e bússola digital.

Para aplicar e liberar o freio de estacionamento do Tiguan basta usar um botão — ou nem isso, pois ele é acionado ao desligar o motor —, ao passo que no CR-V aperta-se um anacrônico pedal. Há ainda no VW o Auto Hold, que automatiza a aplicação dos freios quando o carro está parado, mesmo no plano, e é muito conveniente no tráfego urbano por dispensar ao motorista manter o pé no freio nas paradas. E, por último mas não menos importante, o sistema de estacionamento, um opcional de R$ 3,7 mil que inclui câmera traseira para orientar manobras de ré e o aparelho de áudio com tela sensível ao toque (leia boxe sobre o funcionamento do sistema).

O CR-V responde com poucas vantagens: faixa degradê no para-brisa (ausente do Tiguan como na maioria dos carros europeus; ele vem apenas com serigrafia acima do retrovisor), cinto de segurança com a ancoragem inferior externa ao próprio banco (mantém a regulagem quando se move o assento) e um bem-bolado porta-óculos de teto (também no concorrente) que, quando semiaberto, serve de espelho convexo para monitorar crianças no banco traseiro.

Não falta espaço à frente ou atrás nesses utilitários, mas o CR-V oferece mais em altura e largura no banco traseiro, como esperado por suas dimensões. Quanto à acomodação das pernas, é excelente em qualquer um deles por haver ajuste longitudinal do assento (separado em 60:40 nos dois casos), que permite recuá-lo e fazer os passageiros se sentirem numa limusine em detrimento da capacidade de bagagem. O encosto traseiro reclina-se nos dois modelos, com vantagem para o Honda pela divisão em 40:20:40, enquanto no VW vem em apenas duas partes, 60:40. O ocupante central tem conforto mediano no Tiguan e pior no CR-V, no qual o encosto o incomoda mais.

Os compartimentos de bagagem não podem ser comparados porque a Honda fornece apenas a capacidade até o teto, e a VW, até a cobertura divisória
— de 1.011 e 360 litros, na ordem. De qualquer forma, mesmo que apenas metade do volume informado esteja abaixo da tampa, o CR-V ainda fica em clara vantagem sobre o Tiguan, que tem nesse fator uma limitação para o uso familiar. O modelo mexicano traz dois painéis de cobertura: um macio e enrolável na posição habitual e um rígido a meia altura, apto a receber objetos de até 10 kg. Em ambos o estepe fica sob o assoalho, por dentro, mas o do Honda é 100% operacional por ter roda e pneu iguais aos outros, enquanto o VW usa estepe temporário, bem fino.

Mecânica, comportamento e segurança

Com mesma cilindrada e igual número de cilindros e de válvulas, os motores se diferenciam por alguns fatores: turbocompressor com resfriador de ar e injeção direta de combustível são exclusivos do Tiguan; já o CR-V é o único a ter variação de tempo e levantamento de válvulas (saiba mais sobre técnica). O resultado é potência e torque bastante superiores no VW, com 200 cv e 28,5 m.kgf, esses disponíveis na ampla faixa de 1.700 a 5.000 rpm, ante 150 cv e 19,4 m.kgf (a 4.200 rpm) do Honda. Continua

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