Best Cars Web Site
Carros do Passado

O primeiro V16 do mundo só perdia — e muito — em potência para o igualmente suntuoso Duesenberg 1930. E os 265 cv gerados por esse concorrente vinham “apenas” de um oito-cilindros em linha de 6,7 litros. Mas, sem titubear, a Cadillac continuou o refinamento de sua oferta. Após nove meses de lançamento do pioneiro motor, introduzia um V12 de 6,0 litros (veja boxe) e 135 cv, intermediário entre o V16 e o tradicional V8.

Embora tenha evoluído em estilo e mecânica, o V16 tem nos primeiros modelos, como este de 1930, os mais expressivos de sua história. Aqui, bonecos lembram um de seus maiores fãs, o mafioso Al Capone

A competência do V16 nunca chegou a ser desacreditada, mas houve um concorrente que lançou em 1931 o mesmo tipo de motorização e teve o mérito de superar com folga o original. Era novamente a Marmon, desconhecido fabricante americano, que após cinco anos de pesquisa introduzia seu impressionante Sixteen (veja boxe). Atingia até 200 cv com cilindrada de 8,05 litros. Chamado de “o carro mais avançado do mundo” na guerra pelo slogan mais feérico das marcas de luxo americanas, só precisava mesmo superar em potência o Duesenberg, apresentado como o “mais refinado carro do mundo”.

Estilo renovado   Em 1932 chegava a primeira reestilização do Cadillac V16. Mais longo e baixo (entre 25 e 76 mm menos), a visibilidade aumentava em 30% graças à eliminação da aba externa e à inclinação de 12° do pára-brisa (18° em algumas carrocerias Fleetwood). A nova frente incluía capô maior com sete entradas de ar, grade plana montada na carcaça do radiador e faróis em forma de bala de revólver. Os pneus já eram de 18 pol. De modo geral, as linhas estavam mais limpas, sem tantas molduras.


O luxuoso V16 Town Car de 1932 (ao lado e acima), carroceria 5125, tinha espaço para até sete pessoas; seu interior parecia uma confortável sala de estar


O imponente conversível 5185 do mesmo ano foi imbatível em exclusividade: teve apenas uma unidade fabricada

Tais mudanças durariam apenas um ano, pois a linha 1933 vinha ainda mais arredondada e distante do estilo cristaleira dos anos 20. Os pára-lamas começavam a dar sinal de se embutir no restante da carroceria, como os dianteiros com saias. Os faróis tinham carcaça pintada na cor do veículo, assim como as colunas do pára-brisa. O mesmo valia para a carcaça do radiador, cuja grade windsplit (dividida pelo vento) tinha superfície em V. Uma nova Deusa ornava o capô e a lateral do capô tinha lanças estilizadas, repetidas nas saias dos pára-lamas. Os pára-choques eram de quatro barras. Como toda a linha, o V16 ganhava ventilação controlada individualmente para passageiros da frente e de trás. Continua

O V12 da Cadillac
Baseado no V16, o V12 criou uma classe intermediária na linha, a série 370. Com cilindrada de 6,05 litros, a potência bruta chegava a 135 cv a 3.400 rpm e a velocidade máxima passava de 130 km/h. Algumas carrocerias eram Fisher, mas todas as opções de interior eram da Fleetwood. Trazia, entre outros pequenos detalhes, apenas um friso abaixo das portas e 10 cm a menos de capô — embora 12,5 cm a mais que o V8. O V12 tinha o painel e as lanternas do 355 V8.

O entreeixos de um sedã podia variar de 3,5 a 3,6 metros. Acompanhou as mudanças mecânicas do V16 e de acabamento do V8 nos anos seguintes. Em 1935, passava a ser a série 40; em 1936, as séries 80 e 85. Nesse ano ganhava 15 cv, chegando a 150 cv a 3.600 rpm. Em seu último ano, 1937, recebia novo filtro de óleo e arrefecimento pressurizado. Hoje é uma opção mais viável de ser reeditada que o próprio V16 que equipou o conceito Sixteen.
Prêmios e honrarias
Na eleição do Carro do Século, em dezembro de 1999, vencida pelo Ford Modelo T, havia três Cadillacs no páreo: o revolucionário Self Starter (partida elétrica) de 1912, o Eldorado 1959 — símbolo máximo da marca — e, claro, o ousado V16 da primeira geração (1930-1937). Entre seus contemporâneos estavam carros como Duesenberg Modelo J de 1929-1937, Auburn Speedster 852 de 1935-1936, Cord 810/812 1935-1937 e Packard Twelve 1932-1939.

O V16 também é figura fácil nos Concursos de Elegância americanos, mantendo com boas colocações sua aura de grande clássico. Em Pebble Beach, o mais tradicional desses eventos, a Classe E é apenas para veículos americanos de 16 cilindros. Os leitores da revista Automotive Engineering International, da Society of Automotive Engineers (SAE), não fizeram por menos e elegeram o Cadillac V16 o carro mais bem projetado da década de 1930.

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados