
O Astra participou de várias categorias de carros de turismo nas
competições européias. No BTCC (British Touring Car Championship)
inglês, acima, as duas últimas gerações acumulam quatro títulos
consecutivos, de 2001 a 2004, nas mãos de James Thompson (duas
vezes), Jason Plato e Yvan Muller. Hoje a versão cupê do Vauxhall
Astra acelera junto de Honda Civic Type R e Seat Leon, entre
outros.

O Astra cupê da Opel
correu de 2000 a 2003 no DTM (Deutsche Tourenwagen Masters)
alemão, acima, mas neste caso apenas a aparência externa era
similar à do modelo de rua. Por baixo, o carro usava um chassi
tubular e um motor Oldsmobile V8 de 4,0 litros, com potência
limitada a 470 cv, tração traseira e câmbio seqüencial de seis
marchas. Ao lado de modelos com o aspecto do Audi TT e do
Mercedes-Benz CLK, o Astra teve resultados razoáveis, embora não
tenha conquistado nenhum campeonato.
Na temporada de 2004, com a imposição pelo regulamento de que as
carrocerias fossem de sedãs quatro-portas, a Opel passou a usar o
estilo do Vectra.
O Astra também tem brilhado nas pistas brasileiras, mas não com
sua própria mecânica: a exemplo do DTM, por aqui apenas a
carroceria de plástico com |
fibra-de-vidro segue suas linhas.
Trata-se da Stock Car, mais tradicional categoria monomarca do
País, que desde 1979 também usou Opala, Omega e Vectra.

Em 2003, com a definitiva
aposentadoria do Omega na classe Light, o modelo com estilo de
Astra hatch (acima) assumiu sua posição. Para surpresa de quem
imaginava o carro de rua competindo, os veículos usavam um chassi
tubular e o veterano motor de seis cilindros e 4,1 litros do
Opala, alimentado por carburador, com 330 cv. Curiosamente, a GM
divulgou que o carro era "baseado no Astra GSi"...
 Na temporada seguinte, como preparação para a saída de cena do
Vectra de segunda geração, eram substituídas as carrocerias da
categoria principal da Stock (acima), de maior potência. O Astra Sedan era
agora a inspiração para a carenagem, que vestia o chassi tubular e
o motor V8 de 5,7 litros e 450 cv importado dos EUA. Hoje a
mecânica "veste" carrocerias com aparência de Mitsubishi Lancer e
Volkswagen Bora, em uma curiosa disputa de carros diferentes por
fora e idênticos por dentro. |