Na virada da década de 1960 para a de 1970, a indústria
automobilística americana havia se dado conta de que precisava
oferecer carros similares, em tamanho e proposta, aos compactos
importados que cada vez mais faziam sucesso no mercado local.
Enquanto as duas primeiras entre as três grandes de Detroit — a
General Motors e a Ford — optaram por desenvolver seus próprios "subcompactos"
no início dos anos 70, a Chrysler preferiu contar com o
conhecimento estrangeiro no assunto para suprir sua oferta. Sua
estratégia para esse segmento na América do Norte seria, no
mínimo, confusa.

O terceiro grande
fabricante americano decidiu combater os europeus e
orientais com as armas dos próprios. Lançou o Colt Galant nos EUA em 1971, ano em que a Chrysler adquiriu uma
participação da Mitsubishi, batizando-o apenas de Dodge Colt
(acima). Vendido também pela divisão Plymouth, vinha como sedã de duas ou quatro portas, hardtop, cupê GT
e perua de cinco portas (acima à direita). Os concorrentes
Chevrolet Vega,
Ford Pinto e
AMC Gremlin tinham menos opções de
carroceria, mas vendiam muito mais.
Não obstante, os Mitsubishis seriam um trunfo no catálogo da
Chrysler por anos. O inglês Hillman Avenger (nosso
Dodge 1800/Polara) viria
em 1973 como Plymouth Cricket. Foi um fracasso
comercial e não chegou ao segundo ano de importação — embora seu
nome passasse a designar o Colt nessa divisão, de 1974 em diante,
no mercado canadense.
Nos EUA a Plymouth só teria um Mitsubishi em 1976: o
Arrow, adaptação do Lancer Celeste. |

A Chrysler só lançou
um subcompacto próprio em 1978, com os gêmeos
Dodge Omni e Plymouth Horizon. Essa novidade, como visto,
não cancelaria a importação do compacto. Em 1979, o então novo
Colt hatch japonês foi importado como Dodge Colt e Plymouth Champ.
O nome Colt prevaleceria em ambas as divisões a começar de 1983.
Nos anos 80, carros pequenos ianques como Dodge Aries/Plymouth
Reliant e Dodge Shadow/Plymouth Sundance conviveriam pacificamente
com os primos japoneses em suas respectivas linhas.

A geração de 1991 do Colt,
como sedã e cupê, foi a última a ser americanizada, dessa vez com
desenho exclusivo. Versões equivalentes do Colt
e do Lancer foram vendidas ainda pela divisão Eagle, que batizou
seu clone de Summit. Mas então em 1994 a Chrysler lançou um modelo
próprio na categoria, o Neon. Após um breve período vendido apenas como Eagle Summit (acima), o Colt passaria a ser
artigo exclusivo da rede Mitsubishi na América. |