A lenda do pássaro de fogo
Clone do
Chevrolet Camaro, o Pontiac Firebird foi por 35 anos |
|
|
Depois dos lançamentos de Plymouth Barracuda,
Ford Mustang e
Chevrolet Camaro, foi a vez da Pontiac de
invadir o mercado dos pony-cars, em 1967. Derivado do Camaro, seu
modelo recebeu a denominação Firebird, ou "pássaro de fogo". Assim como
o da própria divisão, o nome tinha origem indígena: uma lenda popular
sobre um pássaro que trazia ação, poder, beleza e juventude. O batismo
era o mesmo da série de
carros-conceito dotados de turbina a gás da General Motors,
apresentados entre 1953 e 1958. |
A grade bipartida englobando os faróis, com um "bico" no centro, era um dos recursos de estilo do Firebird que o diferenciavam do Camaro, embora partissem da mesma plataforma |
A
princípio, não era apenas um "clone" do Camaro. A linha Chevrolet era
composta de modelos mais simples e de preço mais acessível e o Camaro
não fugia à regra: linhas limpas, sem excessos, combinações de cores
sóbrias — o típico carro americano destinado a disputar a faixa de
mercado dos Fords e Dodges. Como todo produto Pontiac, por sua vez, o
Firebird possuía personalidade própria e procurava inspiração em
modelos europeus, utilizando artifícios de estilo e combinações de
cores mais requintadas e chamativas. |
Em opção aos motores básicos de seis cilindros, a Pontiac oferecia alguns V8 de boa potência: o 400, na foto, acelerava de 0 a 96 km/h em 6,2 segundos |
Tinham a mesma arquitetura básica de construção, mas eram dotados de comando de válvulas no cabeçote. A superioridade do novo motor era indiscutível: o Sprint básico, equipado com carburador de corpo simples, já desenvolvia 165 cv de potência bruta (padrão neste artigo até 1971), 25 cv a mais do que o 3,8-litros e 10 cv a mais do que o 4,1 do "primo pobre" Camaro. O Sprint 230 podia ser equipado com um carburador de corpo quádruplo (quadrijet), que em conjunto com outras modificações fazia a potência saltar para 215 cv. Para transmitir toda essa força ao solo estavam disponíveis câmbio manuais de três e quatro marchas, além de um automático de apenas duas. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 18/3/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |