O ano seguinte, 1958, veria a Sprint Speciale (SS), nova empreitada da Alfa com a Bertone. Marcando 100 cv a 6.500 rpm, o motor 1,3 levava o carrinho a 190 km/h e contava com câmbio de cinco marchas sincronizadas. Tudo começara dois anos antes, quando Elio Zagato criou extra-oficialmente carrocerias personalizadas de alumínio para o Sprint Veloce, sobre base de finos tubos de aço. Inicialmente ele reconstituíra um Giulietta SV, destruído numa corrida, a pedido do piloto Massimo Leto di Priolo. |
Um raio X do Sprint mostra seus elementos mecânicos; a tração traseira era um elemento essencial dos Alfas, cuja extinção os admiradores da marca hoje lamentam |
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Substituindo aço por alumínio, Zagato conseguiu reduzir o peso do SV
para 854 kg, o limite mínimo da categoria Gran Turismo. A estréia
ocorrera na Copa Intereuropéia, em Monza. A Alfa Romeo gostou do que
viu e encomendou mais algumas unidades. O resultado não diferia muito
do original, mas conforme eram feitos novos carros, mais eles se
afastavam dos traços de Bertone. O peso bem menor ajudava no sucesso
nas pistas e abria-se um precedente para uma nova parceria alguns anos
mais tarde. A princípio, Zagato foi a fagulha de inspiração para o SS. |
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O aerodinâmico Sprint Speciale: nova criação de Bertone em 1958, com motor de 100 cv, linhas fluidas e máxima de 190 km/h |
Em 1957 o protótipo estava pronto. Confeccionado em alumínio, o trabalho de Scaglione apresentava linhas mais imponentes do que a versão definitiva teria ao ser produzida em aço a partir de 1959. Pequenas alterações seriam feitas ao longo do tempo no Giulietta SS, como o acréscimo de pára-choques. O desenho comunicava com clareza ser aquela uma versão especial. Bertone projetou um esportivo mais "orgânico", com pára-lamas ovalados e fluidos, terminando numa traseira fastback, em comparação aos traços dúbios do Sprint original. A frente era bem pronunciada, e a abertura das rodas dianteiras, rebaixada, formando um ângulo próximo às portas. Na frente mais baixa a grade era um único elemento, com um friso central interrompido apenas pelo “coração” central. Continua |
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