O Topolino serviu de base para numerosos fabricantes de
carrocerias, atividade ainda muito comum a seu tempo e facilitada
pelo uso de chassi separado, em vez do
monobloco de hoje. Foram
desenvolvidos conversíveis (por Viotti, Siata, Barsi e Francis
Lombardi, entre outros), furgões (Siata, Riva), cupês e
roadsters (Zagato, Bertone, Bizzarini, Giannini, Siata, Stanga).

Entre os conversíveis,
além da versão alemã da NSU (leia boxe),
destacava-se o Siata Amica, de 1939, com dois lugares. Produzido
em pequena série pela Società Italiana Applicazioni Tecniche
Auto-aviatorie, tinha desenho do estúdio Bertone e uma conversão
para o motor da série A, com as válvulas ao cabeçote para melhor
desempenho (passava de 13 para 18 cv). Dez anos depois a mesma
empresa mostrava o Amica 49 (acima), com chassi tubular e motor de
23 cv, para máxima de 105 km/h.

Bertone fez em 1947 o 500
A Cabriolet, com estilo bem diferente do carro original. Capô alto
e ampla grade lembravam modelos americanos em menor tamanho.

O construtor e preparador
Moretti desenvolveu em 1948 o 750 Sport, um roadster com a
carroceria toda de alumínio. O motor de 750 cm3 desenvolvia 27 cv
e o levava a excelentes 150 km/h.
O famoso preparador Carlo Abarth oferecia opções para maior
desempenho. Com dois carburadores Solex, coletores de admissão e
escapamento especiais e comando de válvulas mais "bravo", o
pequeno motor de 569 cm3 alcançava 25 cv, levando-o a 110 km/h. |

Um dos cupês era o Zagato 750 MM Topolino, com desenho não muito
esportivo, mas interessante dentro do que o projeto original
permitia, e motor ampliado para 750 cm3. Chegou a competir na
Mille Miglia de 1949.

O estúdio também fez o
Panoramica Zagato, com seções de plástico transparente que
complementavam o pára-brisa e os vidros laterais, para iluminar
melhor o interior.

A céu aberto, mas com
proposta de lazer e não esportiva, era o 500 C Spiaggia de 1954,
um misto de Topolino e bugue, ideal para uso em regiões
litorâneas.

Não menos curioso foi o
jipe 500 C da guarda florestal italiana, de 1950. Com uma mistura
da frente arredondada do sedã a uma cabine retilínea, trazia pneus
lameiros e acessórios para o trabalho da guarda. |