Os especiais
O Topolino serviu de base para numerosos fabricantes de carrocerias, atividade ainda muito comum a seu tempo e facilitada pelo uso de chassi separado, em vez do monobloco de hoje. Foram desenvolvidos conversíveis (por Viotti, Siata, Barsi e Francis Lombardi, entre outros), furgões (Siata, Riva), cupês e roadsters (Zagato, Bertone, Bizzarini, Giannini, Siata, Stanga).

Entre os conversíveis, além da versão alemã da NSU (leia boxe), destacava-se o Siata Amica, de 1939, com dois lugares. Produzido em pequena série pela Società Italiana Applicazioni Tecniche Auto-aviatorie, tinha desenho do estúdio Bertone e uma conversão para o motor da série A, com as válvulas ao cabeçote para melhor desempenho (passava de 13 para 18 cv). Dez anos depois a mesma empresa mostrava o Amica 49 (acima), com chassi tubular e motor de 23 cv, para máxima de 105 km/h.

Bertone fez em 1947 o 500 A Cabriolet, com estilo bem diferente do carro original. Capô alto e ampla grade lembravam modelos americanos em menor tamanho.

O construtor e preparador Moretti desenvolveu em 1948 o 750 Sport, um roadster com a carroceria toda de alumínio. O motor de 750 cm3 desenvolvia 27 cv e o levava a excelentes 150 km/h.

O famoso preparador Carlo Abarth oferecia opções para maior desempenho. Com dois carburadores Solex, coletores de admissão e escapamento especiais e comando de válvulas mais "bravo", o pequeno motor de 569 cm3 alcançava 25 cv, levando-o a 110 km/h.

Um dos cupês era o Zagato 750 MM Topolino, com desenho não muito esportivo, mas interessante dentro do que o projeto original permitia, e motor ampliado para 750 cm3. Chegou a competir na Mille Miglia de 1949.

O estúdio também fez o Panoramica Zagato, com seções de plástico transparente que complementavam o pára-brisa e os vidros laterais, para iluminar melhor o interior.

A céu aberto, mas com proposta de lazer e não esportiva, era o 500 C Spiaggia de 1954, um misto de Topolino e bugue, ideal para uso em regiões litorâneas.

Não menos curioso foi o jipe 500 C da guarda florestal italiana, de 1950. Com uma mistura da frente arredondada do sedã a uma cabine retilínea, trazia pneus lameiros e acessórios para o trabalho da guarda.

Nas telas
Num dos filmes italianos mais famosos, visto no quatro cantos do mundo e cultuado até hoje, não poderia faltar um Topolino. La dolce vita (A doce vida), que chegou às telas em 1960, é um drama dirigido pelo grande e polêmico Federico Fellini e estrelado por um dos maiores atores italianos, Marcello Mastroianni. Ele interpreta Marcello Rubini, um jornalista que trabalha em jornais sensacionalistas da Itália da década de 1950. Sua função é relatar a visita à capital Roma de uma atriz de Hollywood: Sylvia Rank, o papel da belíssima sueca Anita Ekberg. Também no elenco a bela e famosa francesa Anouk Aimée, que faz Maddalena.

Na chegada a Roma a bela atriz está a bordo de um Ford Fairlane. A cena é curiosa, pois em torno do grande automóvel americano estão também motonetas e algumas ovelhas no meio da estreita estrada. Pouco à frente aparece um Topolino 500 B de 1948 (acima), no qual se vê Marcello saindo pelo teto solar para tirar fotos da bela Anita. Muito famosas são as cenas em torno da "Fontana de Trevi".

Outro filme italiano interessante é Vajont - La diga del disonore, realizado em 2001. O drama policial relata uma tragédia verdadeira, acontecida em 1959 no norte do país. Um arquiteto e um engenheiro (interpretados pelos franceses Michel Serrault e Daniel Auteuil) são encarregados de construir uma barragem de grande importância para toda a Europa. Mas ela também traz muito perigo, pois poderia afetar a estrutura de uma montanha. É o que vem a acontecer quatro anos mais tarde, varrendo do mapa várias pequenas cidades e matando cerca de 2.500 pessoas.

Numas dessas pequenas cidades pode-se ver um Topolino 500 B cinza (acima) e, em outra cena, uma versão Belvedere vermelha. O interessante filme mostra o poderio econômico sobre a sensatez de poucos esclarecidos, que tentam combater a tragédia óbvia que acontecerá. Tem ótimos efeitos especiais.

Francis Castaings

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade