Convertido a partir do V8 de 350 pol³ (5,75 litros) a gasolina, usava recursos até interessantes, como o aquecimento do bloco. Antes de dar a partida em dias frios o motorista acionava o sistema, de modo a obter fácil partida após alguns segundos. A adaptação, porém, resultou em desempenho medíocre — eram apenas 105 cv e 27,9 m.kgf a regimes baixíssimos — e na imagem de baixa confiabilidade, o que contribuiu em muito para a má impressão dos motores a diesel que muitos americanos têm até hoje. |
O vidro traseiro bem envolvente da versão XS, em 1977, foi associado a um teto targa neste Toronado XSR, que algumas fontes dizem não ter chegado ao mercado |
![]() |
E
o Toronado não escapou ao processo de diminuição que atingiu toda a
indústria. Sua terceira geração, em 1979, media 5,22 m de comprimento
e 2,90 m entre eixos, menor inclusive que o primeiro, e pesava entre
1.700 e 1.835 kg. Com o Riviera e o Eldorado, eram os únicos carros
com tração dianteira associada a carroceria sobre chassi, pois já
havia inúmeros modelos de estrutura
monobloco com tração à frente. O estilo lembrava muito o do
antecessor, embora o vidro traseiro estivesse quase vertical, e o
interior era definido como um quatro-lugares, ante seis do antigo. |
![]() |
Mais um participante da tendência de redução de tamanho, o modelo 1979 ficava com 5,22 metros e adotava motores menores, além da fracassada versão a diesel |
Nessa geração estreava a suspensão traseira independente por braço semi-arrastado. Além do ganho em comportamento, sobretudo em piso desnivelado, o conjunto deixava mais espaço útil para passageiros e bagagem. Em 1980 aparecia o pacote XSC, com bancos individuais, console central, volante revestido em couro, retrovisores esportivos e suspensão mais firme. Dois anos depois, volante regulável, memória para o ajuste elétrico do banco do motorista e freios traseiros a disco. Para 1984 vinham painel digital, retrovisor interno fotocrômico e o pacote Caliente, com adereços refinados e meio-teto em vinil. No ano seguinte o motor V6 era descartado. Continua |
|
|
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |