


Os novos motores de 1994 fizeram
o Caprice ainda mais apreciado por taxistas e policiais, clientelas que
a GM perdeu ao retirá-lo do mercado |
Os retrovisores tinham
forma de cone, feitos para cortar o ar, e as caixas de rodas traseiras
cobriam parte dos pneus. O caimento do teto, curvo e suave, terminava em
uma traseira curvilínea com grandes lanternas retangulares, mas de
cantos arredondados. Na perua o balanço traseiro era tão grande que a
janela recebeu quebra-ventos na extremidade. O vidro traseiro abria-se
de modo independente da tampa, que também podia ser aberta de duas
maneiras: para baixo, como nos picapes, e para a esquerda.
O interior trazia todos os itens de conveniência eletrônicos que a
classe exigia. O painel de instrumentos era digital e a alavanca do
câmbio na coluna de direção evocava tradição e requinte. O sucesso foi
grande. Em 1994 o modelo recebia uma nova geração de motores V8 da GM,
com versões de 4,3 (202 cv) e 5,0 litros (172 cv), além de uma unidade
do Corvette de 5,75 litros, 263
cv e 45,5 m.kgf. Em 1996 o câmbio passava para o assoalho e os
instrumentos digitais eram trocados por versões analógicas. Equipado com
o motor do Corvette, ele se tornou um dos mais populares carros de
polícia. Até mesmo uma indústria paralela surgiria para reformar os
modelos usados depois que a GM descontinuasse a produção.
E esse encerramento não demorou muito a acontecer. Com vendas caindo ano
após ano e a busca do consumidor por veículos menores e mais econômicos
— sobretudo japoneses —, a GM concluiu a fabricação do Caprice em 1996.
Em seu lugar entrou o Lumina LTZ. A fábrica de Arlington, no Texas, que
antes produzia o Cadillac
Fleetwood, o Caprice sedã e perua, o Buick Roadmaster e a
Oldsmobile Custom Cruiser, agora fabricava
os utilitários esporte GMC Denali e Yukon, Chevrolet Tahoe e Suburban e
Cadillac Escalade e Escalade EXT.
Com a saída de cena do Caprice, a coroa caiu sobre o Crown Victoria, da
Ford, que logo ocupou grande espaço nas polícias e frotas de táxi. Um
fim discreto para um carro que nasceu para ser o maior e melhor da
Chevrolet, brilhou com seu conforto e desempenho e que ficará
imortalizado nos filmes e na memória de seus fãs do mundo todo.
|