O aerodinâmico F9 (em cima, no
museu da Audi) não chegou às ruas como DKW, mas foi produzido na
Alemanha Oriental com a marca IFA (centro); no lado ocidental do país,
surgia em 1950 o F89 Meisterklasse (embaixo)
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Em
1932, em meio aos efeitos da Grande Depressão, a empresa associava-se a
três outras alemãs — Audi, Horch e Wanderer — para formar a Auto Union.
O logotipo da fusão, quatro argolas entrelaçadas (mas em linha
horizontal, para não ser confundido com o de cinco em duas linhas dos
Jogos Olímpicos), é usado ainda hoje pela Audi, única remanescente nas
quatro marcas. Foi como Auto Union que o grupo desenvolveu os vitoriosos
carros de competição "Flechas de
Prata".
O primeiro protótipo de DKW com três cilindros em linha (um motor de 896
cm³ e 28 cv) foi concluído em 1939: o F9, um sedã com formas
aerodinâmicas, ao qual se atribui o notável Cx
0,34. Mas a Segunda Guerra Mundial veio suspender a produção de veículos
civis, em 1940, e adiar sua entrada em linha. A fábrica saxônia, na área
que se tornou a Alemanha Oriental, foi destruída por inteiro. A empresa
foi então registrada no lado ocidental como Auto Union GmbH (limitada) e
instalou-se em Düsseldorf em setembro de 1949.
De início fabricava peças de reposição, mas logo reassumiu a produção de
motos e carros — na verdade um furgão, o F800, com o motor do F8
pré-guerra. Aos automóveis a DKW voltou com o F89 Meisterklasse (classe
mestre), lançado em agosto de 1950, que mantinha a mecânica do F8 (dois
cilindros, 692 cm³, 23 cv, câmbio de três e mais tarde de quatro
marchas, tração dianteira), mas somava o desenho criado antes do
conflito para o protótipo F9.
Suas linhas arredondadas expressavam simpatia, com grandes faróis
circulares, grade de nove frisos horizontais entre eles e pára-lamas que
se destacavam suavemente da carroceria. A carroceria de aço era aplicada
sobre um chassi tradicional em "X", com suspensão dianteira independente
e traseira de eixo rígido, ambas com feixes de molas semi-elípticas
transversais. O sedã de quatro portas media 4,20 metros de comprimento e
2,35 m de distância entre eixos e pesava 860 kg.
Havia também a perua Universal (F89 U) de duas portas, de
início com parte da seção traseira em madeira, e os conversíveis de dois
e quatro lugares, construídos pelas empresas Hebmüller e Karmann, nesta
ordem — as mesmas que faziam os Volkswagens
abertos. Ainda estava disponível o furgão
F89 L. Ao mesmo tempo, no lado
oriental do país o F9 era produzido com o desenho original do protótipo
e a marca IFA, que depois daria origem ao
Wartburg. Continua
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