O aerodinâmico F9 (em cima, no museu da Audi) não chegou às ruas como DKW, mas foi produzido na Alemanha Oriental com a marca IFA (centro); no lado ocidental do país, surgia em 1950 o F89 Meisterklasse (embaixo)

Em 1932, em meio aos efeitos da Grande Depressão, a empresa associava-se a três outras alemãs — Audi, Horch e Wanderer — para formar a Auto Union. O logotipo da fusão, quatro argolas entrelaçadas (mas em linha horizontal, para não ser confundido com o de cinco em duas linhas dos Jogos Olímpicos), é usado ainda hoje pela Audi, única remanescente nas quatro marcas. Foi como Auto Union que o grupo desenvolveu os vitoriosos carros de competição "Flechas de Prata".

O primeiro protótipo de DKW com três cilindros em linha (um motor de 896 cm³ e 28 cv) foi concluído em 1939: o F9, um sedã com formas aerodinâmicas, ao qual se atribui o notável Cx 0,34. Mas a Segunda Guerra Mundial veio suspender a produção de veículos civis, em 1940, e adiar sua entrada em linha. A fábrica saxônia, na área que se tornou a Alemanha Oriental, foi destruída por inteiro. A empresa foi então registrada no lado ocidental como Auto Union GmbH (limitada) e instalou-se em Düsseldorf em setembro de 1949.

De início fabricava peças de reposição, mas logo reassumiu a produção de motos e carros — na verdade um furgão, o F800, com o motor do F8 pré-guerra. Aos automóveis a DKW voltou com o F89 Meisterklasse (classe mestre), lançado em agosto de 1950, que mantinha a mecânica do F8 (dois cilindros, 692 cm³, 23 cv, câmbio de três e mais tarde de quatro marchas, tração dianteira), mas somava o desenho criado antes do conflito para o protótipo F9.

Suas linhas arredondadas expressavam simpatia, com grandes faróis circulares, grade de nove frisos horizontais entre eles e pára-lamas que se destacavam suavemente da carroceria. A carroceria de aço era aplicada sobre um chassi tradicional em "X", com suspensão dianteira independente e traseira de eixo rígido, ambas com feixes de molas semi-elípticas transversais. O sedã de quatro portas media 4,20 metros de comprimento e 2,35 m de distância entre eixos e pesava 860 kg.

Havia também a perua Universal (F89 U) de duas portas, de início com parte da seção traseira em madeira, e os conversíveis de dois e quatro lugares, construídos pelas empresas Hebmüller e Karmann, nesta ordem — as mesmas que faziam os Volkswagens abertos. Ainda estava disponível o furgão F89 L. Ao mesmo tempo, no lado oriental do país o F9 era produzido com o desenho original do protótipo e a marca IFA, que depois daria origem ao Wartburg. Continua

Em outros países
Além de Alemanha e Brasil, houve DKWs feitos em outros locais. A Irlanda manteve de 1952 a 1964 uma linha de montagem, sob licença dos alemães, de onde saíram automóveis, furgões e motos.

Na Argentina, a Industria Automotriz Santa Fe S.A. (IASFSA) instalou-se em 1959 na cidade homônima. De 1960 a 1969, produziu os modelos 1000 S sedã e cupê (incluindo o de pára-brisa envolvente), Rural Universal, picape e Fissore (acima), este com desenho próprio e diferente do usado no Brasil. Era usado o logotipo das quatro argolas.

Em Vitoria, na Espanha, a empresa Industrias del Motor S.A. (IMOSA) passou em 1954 a produzir o furgão DKW F89 L, com capacidade para 750 kg de carga e motor de dois cilindros e 700 cm3 — mais tarde o de três cilindros e 900 cm3.

Ostentava o nome DKW IMOSA sobre as quatro argolas habituais do logotipo. O êxito local do utilitário levou o fabricante a lançar em 1963 uma versão mais potente, de 1.000 cm3, que não existia no modelo original alemão.

O DKW 1000 L (acima) tinha novas formas, com a cabine mais avançada (as portas passaram de depois do eixo dianteiro para antes dele), e capacidade de 1.000 kg. Um motor a diesel de quatro cilindros da Mercedes-Benz era adotado no ano seguinte. Houve também uma opção com maior capacidade de carga, o DKW F-1500 D, só com motor a diesel.

Em 1975 o furgão dava lugar ao Mercedes N-1000 (depois também como N-1300), o mesmo veículo com nova frente e mais potência. Sua produção foi até 1980, quando a fábrica da estrela o substituiu por um modelo próprio.

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