Família completa
Produzido
por 15 anos, o modelo americano do Ford Galaxie |
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Para os brasileiros, o Ford Galaxie
(junto de suas versões de luxo, LTD e Landau) representou um dos mais
confortáveis automóveis feitos por aqui, com produção entre 1966 e 1983.
Para os americanos, no entanto, a história desse modelo foi diferente:
no mercado de 1959 a 1974, ele teve numerosas carrocerias e versões,
motores "mansos" e "bravos" de até 7,0 litros e participou de
competições. |
O Galaxie em seu primeiro ano-modelo, 1959: um Fairlane com teto que lembrava o do Thunderbird, seis versões e um V8 de 5,8 litros como motor mais potente |
Havia seis versões: Club Victoria, Town Victoria, Club Sedan, Town
Sedan, Sunliner Convertible e Skyliner Retractable. Esta última
apresentava um complexo sistema de recolhimento automático do teto
rígido, em princípio semelhante ao de modelos atuais como o
Mercedes-Benz SL e o
Cadillac XLR, sendo a capota
guardada no porta-malas. Não só os tempos eram outros, em que
mecanismos como esse ocupavam mais espaço e tinham menor
confiabilidade, como o Galaxie era um quatro-lugares, o que exigia uma
capota maior que o daqueles roadsters. O resultado é que o
sistema durou apenas três anos. |
Para 1960 já vinha uma ampla remodelação, com perfil mais baixo e alongado, pára-brisa menos envolvente e os faróis dentro da grade |
Outras três versões eram oferecidas: Mileage Maker (nome em alusão ao
suposto baixo consumo) de seis cilindros em linha e 223 pol³ (3,65
litros), com 135 cv e 27,6 m.kgf; V8 de 292 pol³ (4,8 litros), com 175
cv e 38,6 m.kgf; e o V8 352 em configuração mais "mansa", com carburador
duplo, 300 cv e 54,7 m.kgf. O 292 pertencia a outra família, a do bloco
"Y", de menores dimensões que as do FE. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 6/1/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |