Com o TA, o início da nova
série: maiores dimensões que no PA/PB, motor de 1,3 litro mais potente
(50 cv), freios com comando hidráulico
Com a versão TC, o MG começava a
conquistar o mercado americano |
Nova fase
Em 1935 a MG
passava a ser controlada pela Morris, com sede em Nuffield, cerca de 40
quilômetros ao sul de Oxford. O fundador não recebeu boas notícias por
parte dos novos patrões: a produção dos motores seria interrompida, seu
estúdio de desenho seria fechado e várias medidas de racionalização
seriam tomadas. Um ano depois o Midget recebia a denominação iniciada
pela letra "T", sendo a
versão inicial a TA.
Poucas modificações estéticas eram notadas, caso do novo farol auxiliar
do lado esquerdo. Continuava charmoso com ou sem a capota e, caso o
para-brisa fosse rebatido, o aspecto esportivo ficava mais evidente. A
capota em lona podia vir na cor preta ou bege. Era um carro restrito a
dois ocupantes sem maiores confortos, embora estivesse maior que o
antecessor: 3,54 m de comprimento, 2,39 m entre eixos, bitolas mais
largas, peso de 800 kg. A capacidade de produção da Morris era muito
maior e por isso o carro ficaria mais barato e popular, o que levou as
vendas a crescer muito. Tornava-se um sucesso em toda a Europa.
O motor agora vinha do discreto Morris 10. Mais robusto que o anterior,
que não suportava por muito tempo altas rotações, passava a ter 1.292
cm³, comando de válvulas no bloco e, com
os dois carburadores SU, a potência chegava a 50 cv para máxima de quase
130 km/h. Na década de 1930 esses números eram considerados muito bons
para um esportivo acessível. No câmbio de quatro marchas, apenas
terceira e quarta eram sincronizadas. Os
freios a tambor da marca Lockheed eram os primeiros em um MG a usar
comando hidráulico. Foram construídas 3.003 unidades.
Em maio de 1939 ganhava novo motor, o que justificava a denominação TB.
Por fora não mudava, mas novos ajustes o deixavam mais vigoroso. A
cilindrada baixava um pouco para 1.250 cm³ (66,5 x 90 mm), com vistas a
melhor funcionamento em alta rotação pelo curso menor, mas o torque em
baixa também era maior. A potência subia para 55 cv com torque de 8,9
m.kgf. Sua velocidade final era de 140 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h
requeria 22 segundos. Apenas 379 foram produzidos por causa do início da
Segunda Guerra Mundial.
Em
dezembro de 1941 acontecia o ataque japonês à base naval de Pearl Harbor,
o que levou os Estados Unidos a entrar no conflito. Uma guerra não é boa
para nenhuma nação, mas fez com que os norte-americanos conhecessem
muito a Europa e seus costumes. E o pequeno MG caiu nas graças dos
ianques, que simplesmente o adoraram. Após 1945, várias unidades foram
exportadas para os EUA e era comum vê-lo em Nova York. As cidades da
próspera Califórnia e da Flórida eram seus destinos mais frequentes por
causa do clima quente. Continua
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