Saiba como anunciar
As linhas retas do 760 GLE estavam na contramão das tendências da época, mas agradaram em pesquisas com o público americano

Se no estilo era conservador, por outro lado o 760 GLE oferecia interior confortável, mecânica eficiente e novos recursos de segurança

Segurança como prioridade   Se não parecia moderno, o projeto do 760 mostrava-se funcional: ampla área envidraçada e colunas estreitas para maior visibilidade, janelas laterais e vidro traseiro mais verticais que o normal para ganho de espaço. A imponente grade retangular, com a barra diagonal que sustentava o logotipo da Volvo, era ladeada por grandes faróis de mesmo formato com limpadores, oportunos nas rodovias com neve e gelo da Suécia. Um defletor sob o pára-choque dianteiro acomodava os faróis de neblina.

O grande sedã (4,80 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,41 m de altura e 2,77 m de distância entre eixos) acomodava cinco ocupantes com conforto e segurança. Peritos em medicina da Universidade de Gotemburgo participaram do desenvolvimento dos bancos, que se tornam elementos de segurança à medida em que reduzem o cansaço em longos percursos. Seu desenho previa efeito contra o submarinamento, isto é, a possibilidade de o corpo passar por baixo do cinto de segurança em impactos severos.

E impactos foram freqüentes no desenvolvimento do 760. A Volvo dimensionou a estrutura para suportar colisões a velocidade 7 km/h acima do padrão dos testes de impacto americanos, ou seja, de 48 para 55 km/h — o que implica aumento de 36% na absorção de energia cinética.

A primeira versão, 760 GLE, trazia quatro opções de motores. O principal era o V6 de alumínio chamado PRV (projetado em associação com a Peugeot e a Renault), que já havia equipado o 260, só que com cilindrada aumentada para 2.849 cm³. Com comando de válvulas nos cabeçotes e injeção eletrônica Bosch K-Jetronic, desenvolvia potência de 158 cv e torque máximo de 23,9 m.kgf.

Quem priorizasse desempenho a conforto podia escolher o de quatro cilindros em linha e 2.316 cm³, dotado de turbocompressor Garrett, resfriador de ar e injeção Bosch Motronic, para 173 cv e 25,5 m.kgf. Os suecos sempre foram adeptos desta forma de superalimentação, que teve no Saab 99 de 1978 o primeiro uso sem fins de esportividade. Com virabrequim e pistões forjados, esse motor é considerado um dos mais robustos que a Volvo já produziu para automóveis e levava o sedã a acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. Continua

Os especiais
A empresa Mellberg construiu, em 1983, três protótipos de uma versão conversível do 760 GLE para sondar a aceitação do mercado. O sedã de quatro portas tornou-se um modelo aberto de duas, com capota de comando elétrico, rodas esportivas BBS e o motor de 2,85 litros. Na Holanda, o proprietário desta limusine 760 GLE Executive, alongada em 20 cm entre os eixos, conta que a versão foi feita em 1984 para uso de Erich Honecker, Presidente do Conselho de Estado da República Democrática Alemã entre 1976 e 1989. O interior conta com decoração de alto luxo.
Os modelos posteriores também foram alongados. A sueca Nilsson fez um 760 bastante longo (à esquerda), com 1,10 metro a mais entre eixos, espaço suficiente para instalação de dois bancos suplementares. A mesma transformação, mas com alongamento ainda mais expressivo, foi executada mais tarde sobre o 960 (à direita).

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade