A primeira grande Kawa
Resposta da Kawasaki à
CB 750, a Z1 foi um marco |
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A Kawasaki Heavy Industries era um estaleiro ao ser fundada, em 1878, por Shozo Kawasaki. Até a década de 1910 suas atividades foram restritas à mecânica pesada, na construção de trens, helicópteros e aviões, este último o setor em que se tornaria líder nos anos 40, já renomeada Kawasaki Aircraft Company. Somente em 1961 iniciaria, na cidade japonesa de Kobe, a produção de motores e no ano seguinte a de motocicletas, ao adquirir a Meguro Manufacturing Company. |
O motor passou
de 750 para 900 cm3 durante o projeto, para colocá-la em patamar
superior à Honda: era a japonesa de maior cilindrada em 1972 |
A chegada da Honda CB
750 em 1969, porém, surpreendeu a empresa e demandou uma resposta em nível superior. O projeto foi então revisto para uma maior cilindrada, cabendo o desenho da moto ao estúdio McFarland's Design, de Nova York, EUA. Em 1971 um protótipo empreendia viagem de ida e volta entre Los Angeles e Daytona, um percurso de 21.900 km em duas semanas. A não ser pela curta duração da corrente da transmissão, a moto estava aprovada. |
O duplo
comando de válvulas, incomum na época, contribuía para a vantagem
de 15 cv sobre a CB 750. A corrente de transmissão possuía um
sistema de lubrificação automática |
Era uma das motos de maior capacidade cúbica do mundo, superando a Moto Guzzi 850 italiana e perdendo para as Harley-Davidsons de 1.000 e 1.200 cm3. Além dos 150 cm3 adicionais, o motor -- todo pintado de preto -- era superior ao da CB 750 na distribuição, com duplo comando de válvulas no cabeçote, recurso então muito raro em motocicletas e inédito na Kawasaki. |
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