Esportividade em traje de gala Nas
décadas de 60 e 70, os britânicos Jensen foram |
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Nos anos 20 os irmãos Jensen, estabelecidos em West Bromwich, na Inglaterra, construíam carrocerias esportivas e as montavam em chassis de carros de produção em série. O primeiro deles foi sobre um Austin Seven. Era um modelo de dois lugares, com pára-brisa levemente inclinado para trás, capô longo e traseira curtíssima -- um pequeno esportivo muito atraente. |
No início dos anos 60 nascia o CV8, cupê elegante e muito rápido (esquerda) que antecedeu ao Interceptor FF (no alto, um modelo 1966) |
Em 1937 veio o primeiro
Jensen, com mecânica Ford V8 de 3,6 litros, dois
carburadores e caixa manual com overdrive Laycock de
Normanville. O sistema destinava-se a produzir efeito
sobremarcha e fazia o ruído e o consumo caírem, porque
as rotações do motor eram mais baixas. O overdrive,
uma pequena caixa adicional de comando elétrico, era
para ser usado sobretudo em estradas. Apesar de manter o apelo esportivo, tinha quatro lugares, sendo que os dois traseiros tinham uma cobertura de lona para protegê-los das intempéries quando não eram usados. A empresa sempre inovava e manteve esta tradição em detalhes de carrocerias e mecânicos pouco ortodoxos. Além da grade vertical do radiador, tinha entradas de ar com grades cromadas nos pára-lamas. |
O grande vidro traseiro envolvente era similar ao do Brasinca 4200 GT brasileiro, mas o Interceptor usava um motor Chrysler V8 de 6,3 litros |
No pós-guerra,
em 1949, a Jensen dava início à série Interceptor, que
faria enorme sucesso durante décadas. Um bonito sedã de
quatro portas com capota de lona, motor Austin de quatro
litros e seis cilindros. As linhas eram bem curvas,
seguindo a tendência da época; tinha dois faróis
auxiliares. Mantinha a transmissão com overdrive
e chegava aos 140 km/h de velocidade final -- nesta
velocidade a rotação ficava abaixo de 3.400 rpm. |
O interior sofisticado, com acabamento típico dos melhores carros ingleses, era um destaque do Jensen |
Uma versão
mais potente, 541 R, chegaria em 1957. Alcançava a
velocidade final de 200 km/h, o que o colocava no páreo
do Jaguar XK150, evolução do famoso XK120 e seu maior
concorrente. |
Um precursor: sua mecânica trazia inovações como freios antitravamento e tração integral permanente, que as grandes marcas só adotariam anos depois |
Em 1966 era lançado um novo Interceptor, que seria o maior sucesso da marca. Foi o Jensen que teve a maior repercussão mundial. Tinha motor de origem norte-americana, um Chrysler "big block" (bloco grande), com oito cilindros em V, 6,3 litros, 330 cv brutos. Chegava a 228 km/h e acelerava de 0 a 96 km/h (60 milhas por hora) em 6,7 segundos. Colocava-se na classe dos supercarros pelos ótimos números de desempenho -- e era muito elegante. Continua |
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