Um combatente com nome de mulher Num
tempo de belos protótipos, a inglesa |
Os anos 60 talvez tenham produzido os mais belos protótipos de competição de todas as épocas. Carros de corridas especiais disputavam provas em todos os continentes. Modelos como
Ford GT 40, Porsches 906, 908, 910 e
917 e Ferraris 250 LM e 512 S fizeram bonito nas pistas e fora delas -- nas revistas, livros e filmes. |
Modelos T70 de 1968 (no alto) e 1967 (acima): linhas aerodinâmicas e potentes V8 O protótipo, muito baixo, tinha dois lugares, exigência para se enquadrar no Grupo 7 -- um cupê. Media 3,99 metros e pesava 880 kg. Suas linhas eram agressivas, mas ao mesmo tempo suaves e elegantes. A frente baixa tinha pára-lamas curvos e elevados. No ponto mais alto
deles estavam os retrovisores em forma de cone. No meio, fazendo parte da frente, o capô rebaixado. Carenagens transparentes, uma em cada extremidade, protegiam dois potentes faróis cada e ajudavam na aerodinâmica. Entre eles, uma pequena grade. |
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O T70 na 1.000 Quilômetros
de Dijon. Os potentes faróis eram comuns nos carros para provas de
longa duração |
Em 1965 o modelo T70 usava um V8 de origem Ford, que já fora utilizado no
Cobra e no GT 40. Tinha lubrificação por
cárter seco, 4.727 cm3 de cilindrada, quatro carburadores Weber
48 IDA de corpo duplo e taxa de compressão de 10:1. Seu consumo era alto, algo muito levado em conta numa corrida de longa duração. Resultava numa potência de 360 cv a 6.000 rpm e velocidade final de 280 km/h. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação deste artigo: 14/5/02 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |