As cores disponíveis não eram nada discretas, à exceção do branco. Constavam no catálogo vermelho-pimenta, verde-limão, amarelo e azul-escarlate. Tudo em nome da esportividade. Por dentro, instrumentação completa, apliques de madeira no painel e nas portas e volante esportivo de três raios com boa pega. A posição de dirigir era ótima. |
O Dolomite Sprint: rodas
esportivas, teto de vinil preto e motor de 2,0 litros e quatro
válvulas por cilindro, considerado o primeiro em um carro europeu de
produção normal |
![]() |
Por baixo do capô vinha um motor de 1.998 cm3 e potência de 127 cv a 5.700 rpm. O comando era no cabeçote e tinha quatro válvulas por cilindro --
provavelmente o primeiro europeu produzido em grande escala. Alimentado por dois carburadores SU, o torque máximo
atingia 16,9 m.kgf a 4.500 rpm. Este familiar esportivo chegava a 187 km/h,
bom número até para os dias atuais. |
![]() |
![]() |
No interior, volante esportivo e painel completo. O motor tinha 127 cv como no Tempra 16V Seus concorrentes eram o
Opel Kadett GSE, o Renault 17 TS, o
Fiat 124 S 1800, o Alfa Romeo
GTA e o BMW 2002, estes dois últimos os mais sérios em termos de desempenho. Nas competições foi um verdadeiro transtorno para a concorrência. Participava do Campeonato Europeu de Produção. Nesta época o grid de largada tinha uma grande variedade de marcas, o que tornava a categoria muito disputada e enchia os autódromos. Competia na classe de 1.601 a 2.500 cm3, que era o Grupo 1 da Federação Internacional do Automóvel (FIA). |
![]() |
O Dolomite acompanhou o
início da decadência da indústria britânica e saiu de produção
em 1981, após fazer sucesso nas ruas e nas pistas |
Foram produzidos quase 23.000 exemplares e sua produção terminou em 1981. A indústria automobilística inglesa estava em franca decadência e o Dolomite foi substituído pelo
Triumph Acclaim, quase idêntico ao Honda Ballade. Até hoje o carro tem vários admiradores e os clubes britânicos dos
aficionados sempre comemoram em encontros o Dolomite Sprint National Day, o dia nacional do Dolomite
Sprint. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |