Pouco tempo depois, para se juntar à gama, vinham uma perua de três ou cinco portas (Estate) e um furgão, o VF2, que tinha a parte traseira muito parecida com a de nosso Fiat Fiorino de primeira geração. Em 1970 ganhava um motor mais potente, com 60 cv. O painel também estava mais moderno, com quatro mostradores redondos e volante com novo desenho de três raios. Outra opção mais rústica, a LX, procurava agradar os jovens com cores contrastantes.

Variações: a perua 1100 Estate, com três ou cinco portas, e o furgão VF2, de estilo
similar ao do antigo Fiat Fiorino e que daria origem ao utilitário esporte Rancho

Um ano depois, a versão Special chegava fazendo sucesso. Com dois carburadores da marca Weber e 1.204 cm³, a potência subia para 75 cv a 5.600 rpm e o torque máximo para 10,5 m.kgf. A velocidade final passava a 157 km/h, tornando-o mais atraente. Por fora ganhava faróis de milha e novas rodas de alumínio. Os pneus 145/80-13 traziam mais estabilidade. No interior, conta-giros e bancos com encosto alto e mais esportivos.

No mesmo ano era eleito, pela imprensa local, o carro francês mais seguro. E um ano depois tornava-se o sedã mais vendido. Já era comercializado pela rede Chrysler Simca, pois a marca americana havia absorvido a francesa, Em 1973, os concorrentes do 1100 em casa eram o Citroën GS e o Renault 12. O Simca tinha maior velocidade final e acelerava de 0 a 100 km/h em 14 segundos, bom desempenho para sua categoria.

"Um novo jeito de andar das pessoas da Chrysler": a publicidade destacava a absorção da Simca pelo grupo americano

No final desse ano era lançado o acabamento TI, topo de linha. Com dois carburadores duplos, também da marca Weber, estava mais potente e econômico, desenvolvendo 82 cv a 6.000 rpm e torque de 11 m.kgf. A velocidade final era de 170 km/h e o 0-100 passava em 12,5 segundos. Por dentro tinha volante esportivo de três raios de alumínio, painel com conta-giros e manômetro de óleo, além de uma alavanca para abrir a tampa traseira, muito útil em clima frio. Bancos de desenho esportivo, aquecedor e ar-condicionado completavam o pacote.

Por fora ganhava frisos em preto fosco na grade, pequeno spoiler dianteiro e mais um par de faróis de longo alcance. Também cores fortes e belas rodas de alumínio. Caiu no gosto daqueles que apreciavam carros pequenos e valentes. Seus concorrentes europeus diretos eram o Fiat 128 Rally, o Ford Escort GT, o Alfasud da Alfa Romeo e o Volkswagen Passat, todos na mesma categoria de potência e preço.

A versão TI, ao lado: quatro faróis auxiliares, volante e rodas esportivos, conta-giros e motor de 82 cv, responsável por agilidade ainda maior

No final de 1977 o Horizon, hatch muito mais moderno, era lançado. E as vendas do 1100, que já era vendido sob a marca Talbot, começavam a cair. Em 1980 só restava o modelo de 58 cv à venda e a produção terminava neste ano, após quase 700 mil exemplares vendidos. Os modelos furgão continuaram em produção até 1985 e um picape era vendido na Grã-Bretanha com a marca Dodge. Foi a base deste automóvel que deu origem a um dos primeiros utilitários esporte compactos, o Matra-Simca Rancho.

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