Um francês versátil
Compacto, eficiente e
prático em seu formato hatch, o |
No inicio da década de
1960, a Simca francesa não produzia tantos automóveis quanto as fortes
concorrentes Renault, Peugeot e Citroën. Mas queria entrar na briga na
faixa de carros médio-pequenos. O Simca 1000,
modelo pequeno de tração e motorização traseiras, vendia bem, mas não
fazia frente a modelos da concorrência. O sedã 1300/1500 concorria com o
Peugeot 404, o
Citroën DS e o Renault 16. |
Linhas simpáticas e uma cauda que formava um meio volume na traseira marcavam o 1100, opção intermediária da Simca entre o antigo 1000, de motor traseiro, e os maiores 1300 e 1500 |
Nas versões de três e
cinco portas, trazia motor dianteiro transversal de quatro cilindros
em linha, cabeçote de alumínio e refrigeração a água. Sua cilindrada
era de 1.118 cm³, e a potência, 53 cv. Com tração dianteira,
tratava-se de um Simca muito moderno. A velocidade final era de 135
km/h. Sua caixa de câmbio manual tinha quatro marchas e,
opcionalmente, poderia vir com uma semi-automática da marca Ferodo
Verto com três marchas. Os freios dianteiros eram a disco, os
traseiros a tambor, com assistência. |
O desempenho era um ponto alto: com o motor de 75 cv, a versão Special acelerava de 0 a 100 km/h em 14 segundos |
Por dentro podiam viajar cinco passageiros com relativo conforto. Caso se rebatesse o banco traseiro, a capacidade de carga superava as expectativas. À frente do volante de dois raios, o painel com desenho horizontal trazia velocímetro, marcador de nível de combustível e de temperatura. Na versão GLS, um pouco mais luxuosa, incluía relógio e acabamento com imitação de madeira. Continua |
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