Maestria em V8
Há 90 anos a Cadillac fazia de um motor o início de |
Qual é o motor de
automóveis mais tipicamente americano? O leitor vai certamente responder
o V8, o que está correto. Mas o que poucos sabem é que essa configuração
de cilindros foi inventada na França, em 1903, por Clément Ader e
instalado no exclusivíssimo De Dion-Bouton. Se a invenção é francesa, a
produção em grande escala e a conseqüente consagração são mesmo ianques.
Não, o Ford 1932 não foi o primeiro V8, muito menos o reverenciado
Chevrolet Bel Air 1955. |
O Tipo 51, primeiro V8 da Cadillac e o pioneiro na produção em grande escala pela indústria americana: 5,1 litros, válvulas no bloco, 70 cv brutos, 24,8 m.kgf de torque |
![]() |
O Tipo 51 tinha 314
pol³ (5,1 litros), com diâmetro de 79,4 mm, curso de 130,2 mm e 4,25:1
de taxa de compressão. Seu bloco era feito em liga de alumínio e
cobre, as camisas em ferro fundido. O resultado eram 70 cv de
potência bruta a 2.400 rpm e 24,8
m.kgf de torque a 2.000 rpm. O carburador tinha cuba de nível
constante e bóia e controle auxiliar a ar. Uma evolução marcante em
relação ao projeto francês era o sistema de arrefecimento controlado
por um termostato. |
![]() |
![]() |
Dois modelos da linha 1915: o Landaulet Coupé, à esquerda, e o Roadster de quatro lugares Foi em 1915 também que
os Cadillacs ficaram um pouco menos “britânicos”: era o primeiro ano
em que o volante passava para o lado esquerdo, embora houvesse a
instalação à direita como opcional. Logicamente a partida era
elétrica, revolução trazida pelo Self-Starter 1912.
Já era uma versão aperfeiçoada de três anos antes, um sistema duplo
com fornecimento de um gerador e uma bateria de célula seca. O
afogador do carburador também facilitava a partida. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 6/7/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |