A Kaiser era a marca mais popular, tanto nos preços quanto na aceitação, do grupo Kaiser-Frazer, surgido após a Segunda Guerra Mundial. A empresa foi criada pelo armador Henry J. Kaiser e Joseph Frazer, que havia comandado a Graham-Paige antes do conflito. A outra marca do grupo era a Frazer e as duas divisões foram rápidas ao lançar projetos desenvolvidos no pós-guerra, só ficando atrás da Studebaker, com sua surpreendente linha 1947. Desde o início o traço de ‘Dutch’ Darrin era um diferencial de modernidade sem excessos ornamentais. |
![]() |
A grade inspirada em um leque era associada a um beijo por alguns, enquanto as laterais lembravam as ondas que um pneu forma ao passar pela água |
O
Kaiser-Darrin veio no embalo da febre que os roadsters europeus
causaram na América na primeira metade dos anos 50. Após a volta dos
soldados que se apaixonavam pelos modelos vendidos por marcas inglesas
como Jaguar, MG e Riley, os militares queriam carros equivalentes
produzidos em Detroit. Foi do mesmo fenômeno que surgiram o mais
reverenciado — e duradouro — carro esporte americano, o
Chevrolet Corvette, o
adorável Ford Thunderbird de
primeira geração e o meio inglês, meio americano
Nash-Healey. |
No interior do roadster, grandes instrumentos e decoração monocromática; o motor de 2,6 litros e 90 cv brutos é que decepcionava |
![]() |
Sob o capô do Darrin ficava um seis-cilindros em linha de 161 pol³
(2,6 litros) de carburação simples do compacto Henry J, adaptado pela
Willys, então associada à Kaiser. A principal diferença era o cabeçote
em "F", com válvulas de admissão no cabeçote e de escapamento no
bloco; o comando vinha também no bloco. A potência era de 90 cv
brutos a 4.000 rpm, dez a mais que a
versão básica do propulsor, e o torque atingia 17,5 m.kgf a 1.600 rpm.
Ele rendia 9,6 km/l, então uma boa marca. O mesmo motor seria visto no
Brasil em modelos como Jeep,
Rural e
Aero-Willys. O Henry J também
era o doador do chassi, cujo entreeixos media 2,54 metros. A tração
era traseira e a caixa manual de três marchas trazia
overdrive opcional. |
![]() |
Chegando tarde ao mercado, mais lento e mais caro que o primeiro Corvette, o Darrin durou pouco e teve apenas 435 unidades fabricadas |
A
chegada tardia, a carroceria que insistia em ranger (feita pelo
fabricante de barcos Glasspar), o preço 145 dólares mais salgado que
os 3.523 dólares do Vette de 150 cv, o desempenho ainda mais tímido
que o do modelo da GM e o sucesso do lançamento do Thunderbird, no fim
de 1954, levaram o curioso conversível Darrin a se aposentar com
apenas 435 unidades fabricadas. ‘Dutch’ Darrin adquiriu os 100 últimos
e instalou neles motores V8 com compressor e 300 cv da Cadillac,
conferindo ao carro o desempenho genuinamente esportivo que sua
proposta sugeria. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |