Classicismo em vários estilos

Sem grande ousadia nas linhas, a Simca oferecia uma
família de médio porte confiável e de bom desempenho

Texto: Francis Castaings - Fotos: divulgação

Na década de 1950, passado o conflito mundial, a indústria automobilística européia começava a se estruturar. Novos estilos surgiam em cada país. Na França as poderosas Citroën, Renault e Peugeot lançavam novos modelos. A eterna quarta construtora, a Simca, situada em Nanterre, na região parisiense, também tinha carros atraentes.

Neste período a Citroën brilhava, a partir de 1955, com o avançado DS. A Renault com seu Frégate, a Peugeot com o 403 e a Simca com seu Aronde também faziam bonito entre os modelos médios. No início dos anos 60, alguns desses produtos já haviam sido modernizados. A Peugeot já estava com o 404 fazendo sucesso, mas a Renault e a Citroën não tinham um médio-pequeno. E a Simca tratava de renovar a linha Aronde e a Ariane, já com linhas antiquadas.

O modelo 1300, indicação de sua cilindrada, oferecia relativo conforto e uma mecânica robusta; o desenho mostrava certa inspiração italiana e americana

Foi então, no Salão de Genebra, na Suíça, em março de 1963 que apresentou os novos sedãs. O modelo 1300 entrava em produção em abril e, em outubro, chegava o 1500. O sedã de três volumes tinha linhas limpas, agradáveis e contemporâneas, com inspiração italiana e americana. Tinha também, logicamente, o charme francês. Uma mistura de estilos com pouca ousadia, mas bem-sucedida. Media 4,24 metros, com distância entre eixos de 2,52 metros, e pesava 980 kg.

Era um sedã de três volumes e quatro portas. Um carro para a família, que se comportava bem na cidade e nas estradas. Cinco pessoas viajavam com relativo conforto, apesar das dimensões contidas. O motor do modelo 1300, em posição longitudinal, tinha o cabeçote em alumínio e comando de válvulas no bloco; a alimentação era feita por um carburador de corpo simples. Com cilindrada de 1.290 cm³, entregava a potência de 54 cv a 5.200 rpm e o torque de 10,4 m.kgf a 2.600 rpm. A velocidade máxima era de 135 km/h, adequada para um carro desta categoria. O câmbio tinha quatro marchas e a tração era traseira.

A versão 1500 adicionava 15 cv de potência e freios dianteiros a disco; de 1964 em diante, ambos os motores podiam equipar os acabamentos básico e GL

O modelo 1500, um pouco mais potente, tinha 1.475 cm³, 69 cv a 5.400 rpm e 12,6 m.kgf a 2.600 rpm. Estava equipado com freios a disco dianteiros; atrás eram usados tambores. A suspensão dianteira era independente e a traseira usava eixo rígido, ambas com molas helicoidais. No mesmo salão em 1964 era oferecido em duas versões de acabamento, básica e GL. Nesta havia no painel um relógio elétrico, retrovisor interno dia/noite, apoio de braço traseiro e acendedor de cigarros. Continua

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Data de publicação: 19/7/05

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