A consagração de McPherson
Um tipo de suspensão muito comum hoje ganhou projeção, |
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A
americana Ford inaugurou sua linha de produção na Inglaterra em 1932, na
cidade de Dagenham, onde passou a produzir o pequeno modelo Y, de 933
cm³. Por cerca de duas décadas — com a inevitável interrupção durante a
Segunda Guerra Mundial — a fabricação local limitou-se a carros simples,
baratos e de tecnologia tradicional, até que em outubro de 1950, no
Salão de Olympia, a empresa deu um importante passo: o lançamento do
sedã médio Consul. |
No Consul, ao lado, e no modelo maior Zephyr, acima, as mesmas inovações: estrutura monobloco, motor Ford com válvulas no cabeçote e a suspensão McPherson |
O
sistema começou a ser desenvolvido em 1945 pelo americano Earle Steele
McPherson (1891-1960), então engenheiro da General Motors. Sua
proposta era fazer uma suspensão independente bastante simples para
equipar um carro leve da Chevrolet, a ser batizado de Cadet — com essa
exata grafia, e não Kadett,
como no modelo da Opel alemã. Uma coluna, formada por um amortecedor
telescópico dentro de uma mola helicoidal, servia como ligação entre a
carroceria e um braço horizontal inferior. Mas a GM engavetou o
projeto do carro e McPherson mudou-se para a Ford européia, que lhe
deu espaço para desenvolver o conceito, hoje disseminado no mundo
todo. |
Um Consul 1953 transformado em conversível: a seção da capota sobre os bancos dianteiros tinha comando elétrico, um luxo para a época |
O Consul tinha um motor de quatro cilindros, 1.508 cm³, potência de 47 cv a 4.400 rpm e torque de 10,2 m.kgf a 2.400 rpm, enquanto o Zephyr usava um seis-cilindros de 2.262 cm³, 68 cv a 4.000 rpm e 15,4 m.kgf a 2.000 rpm, ambos com um carburador da marca Zenith. O propulsor maior era exatamente o menor com a adição de dois cilindros, tendo os mesmos diâmetro e curso (79,3 x 76,2 mm). Um tanto pesados para motores tão modestos (1.040 e 1.180 kg, na ordem), porém, os carros estavam longe de ser rápidos e atingiam velocidade máxima modesta: 120 km/h o primeiro e 130 km/h o segundo. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 9/8/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |