A
versão de rua foi bem recebida, mas o objetivo era a famosa prova
francesa 24 Horas de Le Mans. Para esse fim recebeu um motor bem
apimentado: 1.288 cm³, câmaras de
combustão hemisféricas, duplo comando de válvulas, dois carburadores
de corpo duplo Weber 45DCOE. O que mais chamava a atenção eram as
cornetas de aspiração dos carburadores, o coletor e o enorme tubo de
escapamento, uma das especialidades da Abarth. Com taxa de compressão de
10,4:1, desenvolvia 125 cv a 7.200 rpm para uma velocidade final de 230
km/h. Para parar o pequeno bólido usavam-se quatro freios a disco. |
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O Abarth 1300: câmaras hemisféricas, dois carburadores e 125 cv, que lidavam com um peso de apenas 630 kg |
Sua estréia nas pistas se deu em junho de 1962 em Le Mans. Foram
inscritos três Fiats Abarth 700 Bialbero e quatro Simcas Abarth 1300.
Só um dos Simcas terminou, mas logo em seguida foi vitorioso na França
em Charade, depois na 1.000 Quilômetros de Paris e em Vallelunga, na
Itália. No Brasil fez enorme sucesso em corridas. Na década de 1960 as
fábricas montavam equipes oficiais para divulgar a qualidade de seus
produtos. Corriam pela Willys os modelos
Dauphine, Gordini e
Interlagos. A Vemag era
representada pelos sedãs DKW; a
FNM concorria com o 2000 e seu
sucessor 2150; e a Simca, com o
Chambord, que apesar da estabilidade respeitável era muito pesado
e não tinha um motor moderno. |
A versão 2000, com motor de 192 cv, fez sucesso também nas pistas brasileiras nos anos 60 No
ano seguinte o carrinho também dominou a temporada. Venceu a 500
Quilômetros de Interlagos com Jayme Silva e a 12 Horas de Interlagos
com Jayme, Ciro e "Toco". Ainda com Jayme faturou a 6 Horas de
Interlagos, a 12 Horas de Brasília e mais uma prova em Recife. O
grande Ciro completaria a façanha em Curitiba e Vitória. O esportivo
francês teve concorrentes de respeito, como o Willys Interlagos, a
interessante carreteira com motor de Chevrolet Corvette, o rápido e
belo Alfa Romeo Giulia, o
potente Ferrari 250 GTO e nosso
valente DKW Malzoni. Mas não se
intimidou. |
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