Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação |
Iniciada em 1956 com o Romi-Isetta
e com a perua DKW-Vemag, a indústria brasileira de automóveis ainda engatinhava quando a Willys-Overland do Brasil apresentou no II Salão do Automóvel, realizado no Pavilhão do Ibirapuera em outubro de 1961, o Interlagos. Um pequeno carro esporte, lançado aqui ainda durante a produção de seu equivalente europeu, não era exatamente o que se esperava de uma nação onde, há apenas cinco anos, rodavam apenas veículos importados.
Por sugestão do publicitário e jornalista Mauro Salles, o carro foi
denominado Interlagos em alusão ao autódromo paulistano (que em 1977
seria renomeado José Carlos Pace, homenagem ao piloto brasileiro,
falecido em março daquele ano em acidente aeronáutico). Era a versão
brasileira do Renault Alpine A 108 francês (leia
história), lançado em 1956 e produzido até 1963. Suas linhas básicas,
no entanto, sobreviveriam no modelo A 110, de 1962, fabricado até a década
seguinte.
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