Alegria com poucas virtudes
Sucessor do 1100, o Austin
Allegro obteve relativo |
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O
tradicionalismo inglês não trouxe muitos benefícios a suas empresas
automobilísticas. Salvo raras exceções, essas indústrias estão hoje nas
mãos de grupos estrangeiros. Marcas notáveis do passado como Jaguar,
Bentley, Rolls-Royce e Mini pertencem nos dias atuais a grandes grupos
como Ford, Volkswagen e BMW. Outras não sobreviveram e fecharam as
portas. A falta de inovações, em alguns casos, e de aprimoramento da
qualidade em outros cobrou seu preço. |
O modelo inicial do Allegro, de 1973: desenho moderno, versões de duas e quatro portas e quatro opções de motores, de 1,1 a 1,75 litro |
O
novo carro, batizado de Austin Allegro, era apresentado em maio de
1973. Com dimensões compactas, media 3,85 metros de comprimento, 1,62
m de largura, 1,39 m de altura e 2,44 m de distância entre eixos.
Pesava 825 kg na versão básica. Era moderno dentro dos padrões
ingleses, com linhas arredondadas e formato de dois volumes. Estava
disponível em versões de duas e quatro portas, sendo esta última a
mais vendida. |
O modelo 1976 já pertencia à segunda série, com poucas alterações internas, mas dotado de interior mais confortável |
O Allegro seguia a tendência européia para um compacto, com motor em posição transversal e tração dianteira, como em seu antecessor. O quatro-cilindros tinha quatro níveis de potência, para atender a um público variado. A básica tinha cilindrada de 1.098 cm³ e gerava 49 cv e um torque máximo de 7,6 m.kgf. Alimentado por um carburador, sua velocidade final era de modestos 126 km/h. Acima desta havia a de 1.275 cm³, com 54 cv e 9,4 m.kgf. Mais esperta, atingia 140 km/h e seus pneus eram na medida 155 R 13, ante 145 R 13 da outra. Em ambas o câmbio tinha quatro marchas. Continua |
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