Um V8 para as massas
Lançado há 75 anos junto ao
Modelo B, o Ford Modelo 18 |
|
|
O
ano de 1932 é fundamental na história da Ford e do automóvel americano.
Henry Ford colocava nas concessionárias de sua marca duas versões de um novo carro:
o Modelo B e o Modelo 18. O primeiro, com motor de quatro cilindros,
resgatava um nome usado de 1904 a 1906 e, por si só, já evoluía o
aclamado Modelo A feito de 1928 a 1931. Mas o
Modelo 18, muito semelhante ao B, trazia um marcante elemento
diferencial: o
primeiro motor V8 do fabricante, o pioneiro dessa configuração fabricado
em massa. Foi ele o grande responsável por popularizar esse tipo de
propulsor nos Estados Unidos e, em conseqüência, no mundo. |
O DeLuxe Roadster (acima) e o cupê apelidado como Deuce (ao lado): duas das nove versões de carroceria oferecidas em 1932 para o Ford V8 |
![]() |
Para a maioria dos motoristas, porém, dirigir um carro com motor V8
ainda era um sonho distante. O lançamento do V8 da Ford coroava a
evolução do popular Modelo A em Modelo B, uma atualização sutil
desse projeto que substituiu com grande êxito o lendário
Modelo T. A rigor, não havia
diferenças mecânicas relevantes — além do motor — ou estéticas entre
o Modelo B e o 18, mas a versão mais potente logo superou a outra
nas vendas. Se o novo V8 era inspirado no da Lincoln, embora com
foco na fabricação em massa, o quatro-cilindros não deixava de
trazer novidades em relação ao de 1931. |
![]() |
Henry Ford e sua pioneira criação: um V8 mais simples e fácil de produzir, com bloco e cabeçotes em corpo único e válvulas laterais, montadas dentro do "V" entre os cilindros |
Mesmo com as consideráveis melhorias do quatro-cilindros, a grande
estrela da linha 1932 era mesmo o Modelo 18 com seu V8, que
respondia ao seis-cilindros em linha da Chevrolet. Era a primeira
vez em que a Ford oferecia um segundo tipo de motor. O nome do
modelo abreviava em números "o primeiro Ford V8", mas, para o grande
público e para a posteridade, ele se tornaria conhecido simplesmente
como Ford V8. O motor construído em corpo único, sem separação entre
bloco e cabeçote, era compacto com sua cilindrada de 221 pol³ (3,6
litros). Tinha 90 graus entre as bancadas e usava um carburador
descendente. Por 610 dólares, entregava ao motorista 65 cv a 3.400
rpm, 30% a mais que o Modelo B. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 22/5/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |