A julgar pelos freios e as condições de segurança da época, eram carros muito velozes. Os 8C atingiam máxima de 165 km/h (modelo longo) até 225 km/h (Monza). Vários modelos de rua foram encarroçados por empresas independentes, como Zagato, Touring e Castagna. A versão Spider, curta, era reconhecível por seus três faróis de igual tamanho à frente da grade do radiador. Um total de 188 unidades do 8C 2300 foi produzido até 1934. Desses, não houve dois iguais sequer. A evolução do 2300 passaria brevemente pelo 8C 2600 de 1933, cujo oito-cilindros o levava a 217 km/h na configuração Tipo B de corrida. |
O 8C 2900 chegava em 1934; este 2900 B de entreeixos longo, de 1938, levava quatro pessoas |
Em
1934 nascia o 8C 2900. Chamado à época de mais rápido e belo carro
esporte do mundo, ele é hoje considerado o grã-turismo de maior
prestígio da Alfa Romeo antes da guerra. Feito para dois
passageiros, o 8C 2900 A foi o primeiro dessa geração a ser
produzido e logo participou da categoria Sport. Tinha o motor do
monoposto Tipo B, de 2.905 cm³, e suspensão independente à frente e
atrás como no Tipo C de corrida. Este, mais especificamente o 8C 35
Tipo C 1935, era equipado com motor de 3,8 litros e 330 cv e foi
usado pela Ferrari. |
O 2900 B Mille Miglia teve apenas três exemplares construídos em 1938, o bastante para preencher o pódio da prova italiana que lhe deu nome |
Desde 1937 a Alfa Romeo já fazia o 8C 2900 B com chassi curto no
Spider de corrida de dois lugares. Com 180 cv a 5.200 rpm, era capaz
de alcançar 185 km/h. Havia também uma versão de chassi longo, o
Touring Coupé de quatro lugares. Já o 8C 2900 B Mille Miglia — um
roadster aerodinâmico desenhado pela Touring — em 1938 teve só três
unidades produzidas, o suficiente para que o pódio da prova para a
qual foram feitos fosse todo delas. Era o carro de produção mais
rápido do mundo. Trazia freios com comando hidráulico e
transeixo traseiro e é considerado
um precursor dos Alfas modernos. |
Ao lado e na abertura deste artigo, o 2900 B Speciale que disputou Le Mans em 1938: com carroceria Touring e linhas aerodinâmicas, fez a volta mais rápida a 154 km/h |
O
8C virou história com a eclosão da Segunda Guerra Mundial em 1939.
Depois do conflito, seu legado de oito cilindros prosseguiria com os
Alfettas de corrida, tanto o 158 quanto o 159. O primeiro foi
comparado por Juan Manuel Fangio a um Stradivarius, o mais famoso
violino do mundo. Foi com esse carro que Nino Farina venceu o
primeiro campeonato de Formula 1 em 1950. A bordo do 159, Fangio
seria o campeão no ano seguinte. Em 1967 a Alfa Romeo voltaria a
correr com motores de oito cilindros, nos modelos 33, e adotaria
essa configuração também no Montreal e
numa série limitada do
Alfetta GTV de
1977, ambos modelos de produção. |
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