Legado de troféus
Por trás do novo Alfa Romeo
8C Competizione se |
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Fazia tempo que um novo Alfa Romeo não despertava tanta curiosidade
quanto o exclusivo 8C Competizione,
destaque do Salão de Paris de 2006 que terá uma série limitada de 500
unidades. A inspiração para o modelo vem da própria casa e de longa
data. Antes da Segunda Guerra Mundial, a participação da Alfa Romeo nas
pistas passou por um momento de grande proeminência, quando o então
jovem engenheiro Vittorio Jano criou o propulsor de oito cilindros em
linha que viria a denominar os modelos 8C originais da marca. |
O 8C 2300 Monza, chamado como o circuito onde venceu em 1931 e 1932: oito cilindros em linha, bloco e cabeçotes de liga leve, potência de 165 cv |
O
novo propulsor gerava a potência de 140 cv a 5.500 rpm e trabalhava
em conjunto com um câmbio de quatro marchas. Por fora, o escapamento
dominava a parte central da lateral. O esportivo era quase um
monoposto. O encosto de seu banco era dividido em uma parte mais
próxima ao volante, do lado direito, e outra metade mais afastada
para um segundo ocupante: o mecânico, obrigatório pelo regulamento.
O P2 estreou no segundo Circuito de Cremona, uma corrida de 200
milhas (320 quilômetros) em que ele venceu com média de 158 km/h,
chegando a até 195 km/h na disputa de velocidade máxima num trecho
de 10 km. |
Os modelos de rua também recebiam carrocerias de empresas independentes como Zagato, Touring e Castagna; este Spider de entreeixos curto tem a curiosidade dos três faróis de mesmo tamanho |
O
fabricante italiano criou um oito-cilindros com os mesmos diâmetro e
curso do seis-cilindros do 6C 1750, o que resultava em 2.336 cm³.
Produzido de 1931 a 1934 para o novo Alfa Romeo 8C 2300, consistia
em dois blocos em liga leve interligados e, fato inédito, o cabeçote
de liga também vinha em duas partes. O 8C 2300 vinha com três opções
de entreeixos — 264, 274 e 310 cm — para ruas ou pistas. Com o
entreeixos mais curto o P3 de corrida, também conhecido como Tipo B,
foi o primeiro monoposto autêntico da marca, já que as provas não
mais exigiam um mecânico a bordo. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 17/7/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |