O Majestic contava com soluções técnicas modernas e refinadas, como freios a disco nas quatro rodas — os primeiros em um carro inglês — com servoassistência, câmbio automático Borg-Warner e direção assistida, mas era construído pelo antigo método de carroceria sobre chassi, em um tempo em que a estrutura monobloco já estava consagrada em vários modelos. A suspensão dianteira era independente com molas helicoidais; já a traseira conservava o tradicional eixo rígido com molas semi-elíticas. O carro media 5,13 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,59 m de altura e 2,89 m de distância entre eixos. |
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A versão Major deu ao Majestic o fôlego que faltava: o motor V8 de 4,5 litros com câmaras hemisféricas rendia 220 cv, para acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos |
A
versão inicial usava um motor de seis cilindros em linha e 3.794
cm³, com comando de válvulas no bloco, derivado de modelos
anteriores da marca. A potência de 140 cv era suficiente para boa
velocidade máxima, ao redor de 180 km/h, mas o desempenho geral
mostrava-se apenas razoável em vista do elevado peso. Foi com a
versão Major, lançada em 1959, que esse quadro mudou para bem
melhor. |
No interior do Major, acabamento requintado e muito espaço, que se tornava um destaque na versão DR 450 -- uma limusine com 60 cm adicionais entre os eixos |
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Apesar dos expressivos 1.880 kg, o Major acelerava de 0 a 100 km/h
em menos de 10 segundos e superava 190 km/h, marcas muito boas para
a época. Por fora, apenas os logotipos V8 nas pequenas grades das
buzinas identificavam o Major. Um de seus pontos negativos, além do
peso excessivo do conjunto carroceria-chassi, era a dificuldade de
manobras por causa do diâmetro de giro de 14 metros. |
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O sedã de linhas clássicas ficou no mercado até 1968, quando deu lugar ao DS 420: começava a era de Daimlers com base em modelos da Jaguar |
Em
1961 a Daimler adicionava à linha uma limusine de oito lugares,
denominada DR 450, com 60 cm adicionais (todos entre eixos) e peso
de 2.100 kg. Bancos adicionais rebatíveis, sem o mesmo conforto dos
demais, eram instalados no centro do carro. Uma versão ao estilo
Landaulette, com capota rebatível apenas na extremidade traseira da
cabine, foi produzida para Bhumibol Adulyadej, o rei da Tailândia de
1946 até hoje. Consta que ele ainda o possui. Nesta versão ou na
convencional, o Majestic Major foi o escolhido pela realeza, por
embaixadas e autoridades de alto escalão do governo inglês. |
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