Herança holandesa
Ao adquirir a DAF, a
criadora do CVT, a Volvo pôde adotar esta |
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A
história do automóvel mostra muitos casos em que, com a aquisição de um
fabricante, a empresa compradora assume técnicas e projetos da que foi
comprada, não raro estendendo seu uso por décadas. Para ficar em
exemplos brasileiros, o Corcel
de 1968 surgiu de um projeto da Willys, feito em parceria com a francesa
Renault, e a mesma Willys teve os modelos
Aero, Itamaraty,
Jeep e
Rural mantidos em produção pela
Ford, a nova proprietária da marca. |
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Novo emblema, alguns itens de segurança a mais, e o DAF 66 tornava-se o Volvo 66, um holandês com marca sueca e motor francês da Renault |
Na
década de 1970 a DAF substituía o veterano modelo 55 pelo 66, um
compacto com versões sedã, cupê fastback
e perua, todas de duas portas. Tinha desenho do italiano Michelotti,
motores Renault de 1,1 e 1,3 litro (com potência de 47 e 57 cv, na
ordem) e o CVT Variomatic de seus antecessores, montado junto ao
eixo traseiro, onde estava a tração. Com a absorção do controle
acionário das operações automobilísticas da DAF pela Volvo, em 1975,
o 66 ganhou o emblema da empresa sueca, que lhe aplicou recursos de
segurança como encostos de cabeça nos bancos dianteiros, barras de
proteção no interior das portas, pára-choques mais reforçados e
coluna de direção retrátil (para não ferir em colisões). A versão
cupê deixou de ser oferecida. |
A série 300 (iniciada com o 343 de três portas) modernizou a Volvo no segmento dos compactos, mas manteve a peculiar transmissão Variomatic |
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A primeira versão da linha, o 343, tinha o formato de dois volumes e meio (com um pequeno acréscimo na traseira, tal e qual o primeiro Escort brasileiro), três portas, grande área envidraçada e linhas retas e sóbrias, dentro do padrão Volvo àquele tempo. A preocupação com a segurança estava clara em recursos como os robustos pára-choques e os encostos de cabeça dianteiros. Como em outras séries da marca, o número designava a linha de modelos (3), o número de cilindros do motor (4) e o de portas. A versão 345, de cinco portas, viria em 1980 mantendo a regra. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 11/9/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |