Tempestade de novas idéias
Precursor
do Le Mans e do GTO, o Pontiac Tempest se |
|
|
Lançada a primeira leva de carros compactos de Detroit, formada pelo
Chevrolet Corvair, o
Ford Falcon e o Valiant
da Chrysler, todos introduzidos para 1960, a indústria americana
sedimentou e ampliou o segmento com outros modelos para o ano seguinte.
A General Motors apresentava o Buick Special, o Oldsmobile F-85 e o mais
interessante de seus novos compactos, o Pontiac Tempest. Depois do
inovador Corvair, com motor boxer
traseiro refrigerado a ar, o Tempest tinha a mais inusitada receita
entre os menores carros de Detroit, o que confirmava a reputação da
Pontiac como uma das mais criativas divisões da companhia. |
No modelo inicial (1961) do Tempest, soluções técnicas interessantes: suspensão traseira independente, cardã flexível, motor de quatro cilindros que era metade de um V8 |
Dependendo do comando de válvulas e da
taxa de compressão adotados, o Trophy 4 podia produzir potência de
110 cv e torque máximo de 26,2 m.kgf, 120 cv/27,9 m.kgf, 130 cv/26,9
m.kgf, 140 cv/28,6 m.kgf e, com carburador de corpo quádruplo, 155 cv
e 29,7 m.kgf. Um V8 opcional de 215 pol³ (3,55 litros) de alumínio da
Buick, com carburador de corpo duplo, rendia 155 cv e 30,4 m.kgf.
Segundo o fabricante, com o Trophy 4 a distribuição de peso entre os
eixos era de 50/50, uma vantagem sobre a opção de oito cilindros.
Havia câmbio manual de três marchas (a primeira não
sincronizada) e automático
TempesTorque de duas, com conversor de torque. |
A grade em três segmentos, que identifica o modelo 1962 (na foto do alto), mudaria de novo um ano depois (ao lado) |
A
princípio, o conjunto deveria equipar os modelos da divisão para 1959.
Mas, com o Corvair prestes a surpreender o mercado, a GM julgou melhor
que o sistema esperasse a chegada dos demais compactos que lançaria
por suas outras marcas. A Pontiac queria oferecer um modelo
diferenciado, mas a GM não concordava com o orçamento para um
quatro-cilindros 100% novo. DeLorean e sua equipe trataram de provar à
direção da empresa a eficiência do Trophy 4 e o adaptaram, com toda a
inovadora mecânica em que vinham trabalhando, à carroceria dos
compactos da Buick e Oldsmobile, elaborada para comportar o V8 215. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 8/1/08 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |