Um revolucionário engravatado
Fadado ao
escândalo e a turbulências do mercado, o Corvair |
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No fim de 1959 sopravam ares de renovação por Detroit, que ventaram mais
forte na Chevrolet. As três grandes da indústria americana — General
Motors, Ford e Chrysler — finalmente apresentavam modelos compactos, que
hoje seriam considerados médios. Mas a GM decidiu ir além: o Corvair
representaria uma das maiores ousadias da história da marca da
gravata-borboleta. Ele
tinha motor boxer refrigerado a
ar e montado na traseira, como no
Volkswagen Sedan, nosso Fusca. Mesmo que os méritos
dessa revolução na típica concepção de seus carros tenham sido
reconhecidos, a polêmica tornaria
a trajetória do primeiro compacto da marca mais difícil — e bem mais
interessante. |
Motor traseiro, seis cilindros opostos, refrigeração a ar, suspensão independente: o Corvair seguia o conceito mecânico do Volkswagen, distante do habitual na General Motors |
A
refrigeração a ar já era conhecida havia décadas nos Estados Unidos
pelos carros da Franklin, empresa que
funcionou de 1902 a 1934. O "Copper-Cooled" tinha asas verticais de
cobre soldadas aos cilindros de aço — o uso do cobre era justificado
por sua condutividade de calor 10 vezes maior. Mas o projeto da GM
teve sérios problemas de superaquecimento, além da tendência à
detonação. Poucas centenas de
unidades foram produzidas e depois recolhidas, um fracasso que
explicitou falhas na administração da GM, ao permitir que um projeto
ainda imaturo chegasse ao público. Mas o motor não seria problema
para o Corvair. |
Apesar de elementos comuns a outros Chevrolets, como o vidro traseiro envolvente, o estilo do compacto distinguia-se dos demais modelos da marca |
O
primeiro Chevrolet compacto tinha motor de seis cilindros contrapostos.
Nos antigos Franklins, jamais o
propulsor havia sido instalado na traseira. Sem hipocrisia, a
inspiração vinha declaradamente do cada vez mais popular VW. E quem
declarava isso era o responsável pela concepção geral do Corvair, Edward
N. Cole. Sua voz era ouvida e respeitada na GM desde que ele comandou os
aclamados projetos do motor V8 de 1949 da Cadillac e da Oldsmobile — o
primeiro com válvulas no cabeçote — e do
V8 de bloco pequeno da própria
Chevrolet, lançado na linha 1955. |
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