Um revolucionário engravatado

Fadado ao escândalo e a turbulências do mercado, o Corvair
ousou jogar pelos ares conceitos tradicionais da Chevrolet

Texto: Fabiano Pereira - Fotos: divulgação

No fim de 1959 sopravam ares de renovação por Detroit, que ventaram mais forte na Chevrolet. As três grandes da indústria americana — General Motors, Ford e Chrysler — finalmente apresentavam modelos compactos, que hoje seriam considerados médios. Mas a GM decidiu ir além: o Corvair representaria uma das maiores ousadias da história da marca da gravata-borboleta. Ele tinha motor boxer refrigerado a ar e montado na traseira, como no Volkswagen Sedan, nosso Fusca. Mesmo que os méritos dessa revolução na típica concepção de seus carros tenham sido reconhecidos, a polêmica tornaria a trajetória do primeiro compacto da marca mais difícil — e bem mais interessante.

Já havia um precedente de propulsor refrigerado a ar na própria Chevrolet quando o Corvair foi lançado para a linha 1960. Era o "Copper-Cooled" de 1923, com cilindrada de 2,2 litros e válvulas no cabeçote. Com instalação dianteira, foi desenvolvido por Charles Kettering, pai da primeira partida elétrica do mundo, a do Cadillac Self-Starter 1912. O "Copper-Cooled" substituiria o quatro-cilindros da marca e, com seu chamariz técnico, concorreria com o extremamente popular Ford Modelo T, algo que se provava muito difícil para o Chevrolet 490.

Motor traseiro, seis cilindros opostos, refrigeração a ar, suspensão independente: o Corvair seguia o conceito mecânico do Volkswagen, distante do habitual na General Motors

A refrigeração a ar já era conhecida havia décadas nos Estados Unidos pelos carros da Franklin, empresa que funcionou de 1902 a 1934. O "Copper-Cooled" tinha asas verticais de cobre soldadas aos cilindros de aço — o uso do cobre era justificado por sua condutividade de calor 10 vezes maior. Mas o projeto da GM teve sérios problemas de superaquecimento, além da tendência à detonação. Poucas centenas de unidades foram produzidas e depois recolhidas, um fracasso que explicitou falhas na administração da GM, ao permitir que um projeto ainda imaturo chegasse ao público. Mas o motor não seria problema para o Corvair.

Sua meta era expandir o mercado da Chevrolet explorando o segmento de carros pequenos, que ganhara projeção nos anos 50 com modelos europeus, liderados pelo Volkswagen, e alguns americanos de fabricantes menores, como o Nash Rambler, o Henry J, o Rambler American e o Studebaker Lark. Foi com o mesmo objetivo que para 1960 nasceram o Ford Falcon e o Valiant da Chrysler, que passaria para a divisão Plymouth em 1961. Estes tinham motor dianteiro refrigerado a água, portanto pode-se dizer que eram versões menores dos carros já feitos pelos respectivos fabricantes. Não era o caso do Corvair.

Apesar de elementos comuns a outros Chevrolets, como o vidro traseiro envolvente, o estilo do compacto distinguia-se dos demais modelos da marca

O primeiro Chevrolet compacto tinha motor de seis cilindros contrapostos. Nos antigos Franklins, jamais o propulsor havia sido instalado na traseira. Sem hipocrisia, a inspiração vinha declaradamente do cada vez mais popular VW. E quem declarava isso era o responsável pela concepção geral do Corvair, Edward N. Cole. Sua voz era ouvida e respeitada na GM desde que ele comandou os aclamados projetos do motor V8 de 1949 da Cadillac e da Oldsmobile — o primeiro com válvulas no cabeçote — e do V8 de bloco pequeno da própria Chevrolet, lançado na linha 1955.

A "petulância criativa" do Corvair não parava por aí. Ele vinha montado numa estrutura monobloco e sua suspensão era independente nas quatro rodas. Um conjunto bastante estranho no panorama de Detroit, mas tudo indicava que dessa vez a Chevrolet tinha acertado em cheio. A coragem da divisão mais popular da GM, ao lançar um produto tão distante do seu próprio estilo de fazer carros, mereceu como prêmio a eleição do Corvair para Carro do Ano de 1960 da revista Motor Trend.
Continua

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Data de publicação: 20/1/07

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