Já o Astra revela despojamento excessivo, deixando de fora itens baratos como alças de apoio traseiras. Seus botões de buzina são pequenos e o que abre o porta-malas, colocado na própria chave, pode ser acionado indevidamente (aconteceu por duas vezes na avaliação). O maior desconforto vem do acelerador pesado a partir de certo ponto do curso, talvez intencional para reduzir o consumo. |
![]() |
O porta-malas do Brava recebe um enchimento para nivelar o assoalho à altura do estepe; sua capacidade supera a do Golf |
Embora alguns contestem
esses parâmetros de enquadramento em categorias, largura
e entre-eixos determinam o espaço interno dos modelos. O
Brava, mais largo, acomoda melhor no sentido transversal,
enquanto o Astra oferece o maior espaço para pernas. Mas
nos três carros, com cinco a bordo, os passageiros
laterais traseiros se sentarão numa região com encosto
desconfortável. O comprador que exigir quatro portas -- a maioria as quer hoje -- ficará com o Astra Sedan, e não com o hatch de três, levando junto um amplo porta-malas: 460 litros, bem mais que os 370 do Brava e 330 do Golf. Em contrapartida, o vidro traseiro bem inclinado e a tampa curta, imposições do desenho em favor da aerodinâmica, tornam incômodo o acesso a objetos no fundo do compartimento, problema que os cinco-portas evitam. |
Carroceria de três volumes traz a vantagem de porta-malas espaçoso ao Astra, mas impõe certa dificuldade de acesso a objetos no fundo do compartimento | ![]() |
O encosto traseiro rebatível
do GM elimina uma limitação dos três-volumes de outras
épocas, ao permitir o transporte de cargas longas. O do
VW, curiosamente, não é bipartido. Em todos o estepe
vem sob o assoalho do porta-malas. Continua |
Astra | Brava | Golf |
Acionamento elétrico vidros D / T | O/O | O/O | S/S |
Ajuste de altura dos bancos E / D | O/ND | S/ND | S/ND |
Ajuste de apoio lombar E / D | ND | O/ND | ND |
Ajuste do volante em altura / profundidade | O/O | S/ND | S/S |
Ajuste elétrico retrovisores E / D | O | O | S |
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância | O/O/O | O | S/S/S |
Aquecimento | S | S | S |
Ar-condicionado / controle automático | O/ND | O/O | O/ND |
Bancos / volante em couro | ND | ND | ND |
Bolsa inflável E / D / laterais | O/O/ND | O/O/O | O/O/ND |
Câmbio automático | ND | ND | ND |
Comando interno do porta-malas | O | ND | ND |
Computador de bordo | ND | ND | ND |
Conta-giros | ND | S | S |
Controle automático de velocidade | ND | ND | ND |
Controle de tração | ND | ND | ND |
Direção assistida | O | S | S |
Faróis de neblina | ND | O | ND |
Freios antitravamento (ABS) | O | O | O |
Imobilizador de motor | O | O | S |
Limpador/lavador traseiro | NA | S | S |
Luzes de leitura D / T | O/ND | S | S |
Luz traseira de neblina | O | S | S |
Rádio/toca-fitas | O | ND | S |
Rádio/toca-CD | ND | O | ND |
Relógio | ND | S | S |
Repetidoras laterais de direção | ND | S | S |
Rodas de alumínio | ND | O | ND |
Terceira luz de freio | S | S | S |
Teto solar / comando elétrico | ND | ND | ND |
Travamento central | O | S | S |
Vidros verdes | S | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro |
Outros opcionais |
Astra: cintos de três pontos no banco traseiro; direção eletroidráulica (em pacote com ar-condicionado). |
Brava: banco traseiro bipartido. |
Avaliações - Página principal - e-mail
© Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados