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Comparativo Completo

A Fiat não acertou na suspensão traseira do Brava, que provoca balanços em alta velocidade (acima do limite hoje praticado), transmitindo menos confiança. O Golf é mole como um todo e resgata do passado pneus série 80, que vinham equipando apenas utilitários como Strada e Courier. Em curvas mais fechadas as laterais dos pneus flexionam-se em demasia. Ambos ficam muito atrás do Astra, hoje referência em estabilidade na categoria.

O Brava é o único com faróis de neblina. Os faróis convencionais não perderam muita eficiência em relação aos do Marea

Em relação à visibilidade, o Golf merece aplausos pelo retrovisor esquerdo biconvexo (apenas convexo no Brava e plano no Astra) e críticas pelo direito, muito pequeno, criando pontos cegos nas mudanças de pista. Ambos trazem lente azulada para minimizar o ofuscamento.

O Fiat oferece faróis de neblina (opcionais), enquanto a luz traseira para o mesmo fim equipa os três modelos. Todos, aliás, estão bem servidos de faróis, com duplo refletor e -- exceto o Brava -- tecnologia de superfície complexa. O Astra fica devendo repetidores de luzes de direção nas laterais e poderia trazer, como os demais, destravamento automático das portas em caso de colisão.

Só o Astra fica devendo repetidores das luzes de direção nos pára-lamas, item de segurança que deveria ser obrigatório aqui, como é na Europa

Só o Brava possui o terceiro encosto de cabeça traseiro, de série, e todos eles podem ser embutidos para melhor visibilidade. Também é o único a dispor de bolsas infláveis laterais e, mesmo quando não dotado das frontais, pretensionadores dos cintos dianteiros. O GM é exclusivo no cinto de três pontos para o passageiro central, opcional. Continua

Detalhes & curiosidades
* Abertura das portas: ao acionar o controle remoto uma só vez, apenas a porta do motorista é destravada no Golf e Astra, prevenindo a entrada de alguém indesejado pelo outro lado.

* Abertura do capô: uma lingüeta facilita o destravamento no VW e no GM (foto). Mas só no primeiro o capô fica sustentado por mola a gás, dispensando a vareta.

* Acendedor de cigarros: apenas o do Astra fica fora do cinzeiro, tornando mais prático o uso como fonte de energia.

* Ajuste do volante: pouco prático no
Brava, colocado muito embaixo -- perto do comando de abertura do capô, também em local não usual.

* Ajuste elétrico dos faróis: ausente do Astra.

* Ativação do alarme: existe sirene no Golf e Brava, mais discreta neste.

* Extintor de incêndio: bem acessível no VW, sob o banco do motorista e não do passageiro.

* Função um-toque dos controles de vidros: para todas as operações no Astra, apenas para os dianteiros no Golf (só com a ignição ligada), e para o vidro do motorista (e descida dos demais) no Brava. Este dispensa a
proteção antiesmagamento.

* Iluminação do painel: o VW tem a luz azul com ponteiros em vermelho, típica dos VW de hoje, que divide opiniões quanto à aparência e não contribui para a leitura, pois falta contraste com o fundo preto. Nos demais a visibilidade é melhor.

* Posição do sistema de áudio: a do Brava facilita a leitura do mostrador com o carro em movimento. A do Golf foi rebaixada na atual geração, prejudicando-a.

* Temporizador da luz interna: com apagamento gradual no Golf e Astra.

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