Se não chega a inovar
como seu irmão maior, o Focus -- com o qual se parece muito em alguns
detalhes, como os arcos de pára-lamas bem pronunciados --, o Fiesta
agrada aos olhos. A inclinação e a posição avançada do
pára-brisa, combinadas ao capô em cunha acentuada, fazem lembrar uma
minivan. Os faróis não voltaram a usar
duplo refletor, como no modelo de 1996
a 1999, mas ganharam lente de
policarbonato. Falta a lanterna traseira
de neblina. |
O carro
cresceu em todas as dimensões, chegando a 11 cm na altura. Itens
nunca Como já ocorreu com Corsa e Polo, seus concorrentes mais diretos, o carro cresceu em várias dimensões:
67 mm na largura, 110 mm na altura, 80 mm no comprimento e 42 mm na distância entre eixos
(2,48 metros, menor apenas que a do GM em seu segmento, por 1 cm
apenas); a bitola dianteira aumentou 60,5 mm e a traseira 79,5 mm. Assim,
conseguiu-se grande melhora em espaço interno, sobretudo para as cabeças de todos os ocupantes e as pernas de quem se senta atrás, pontos críticos do modelo
antigo. |
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Acabamento
está longe do requinte de um Focus, mas o espaço aumentou muito. No painel são interessantes os difusores de ar
ressaltados (os mesmos do Ka, ótimos de usar), mas não foi mantido o recuo à frente do passageiro, que garantia
maior sensação de espaço.
Entre os instrumentos, novidade é o pequeno mostrador digital com os indicadores de combustível e temperatura -- não a melhor
solução quanto à leitura. Mesmo os demais instrumentos são
difíceis de ler sob certas condições, pois o fundo cinza não
contrasta com os dígitos escuros. E o conta-giros do 1,6 deveria ser
revisto, pois o corte do motor (6.200 rpm) está 1.000 rpm abaixo do
final da escala. |
O painel
ganhou difusores de ar do Ka, rádio/toca-CD e mostrador digital para Compressor no motor 1,0
O novo Fiesta marca a estréia no Brasil de uma solução
rara no mundo todo: compressor de acionamento mecânico em um motor pequeno, de 1,0 litro. Desenvolvido
e fabricado aqui mesmo, com base no Zetec Rocam de oito válvulas e 65 cv, o novo motor Supercharger (termo em inglês para compressor)
obteve 95 cv de potência, a mesma do antigo 1,6, embora perca para
este em torque. |
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