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O primeiro é o inaceitável peso do acelerador, que chega a causar dores na perna após longos percursos à velocidade média de 120-130 km/h indicados. Parece ter havido a intenção de conter o consumo, já que motores a diesel devem trabalhar com pequena abertura de acelerador -- não vale para eles a regra, sempre repetida no BCWS, de que acelerar mais a fundo em rotação mais baixa traz economia. Mas nossa opinião é de que essa escolha deveria caber sempre ao usuário, não ao fabricante.

Interior ganhou em segurança com novos cintos e bolsa inflável para o motorista, mas o acabamento e a aparência geral ainda perdem para os concorrentes. A segunda alavanca engata a tração 4x4 e a reduzida
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O segundo problema é comum a todo picape a diesel -- e, neste caso, à própria versão a gasolina: uma suspensão traseira dura demais, que transmite muitos solavancos quando se roda com pouca ou nenhuma carga. Mesmo com cabine dupla, que possui maior peso na traseira e entreeixos mais longo que a simples, conforto de rodagem é algo que os ocupantes de um Hilux desconhecem.

Inconveniente adicional é a necessidade de manter o motor em marcha-lenta, por 30 segundos antes de sair e até dois minutos depois de chegar, de acordo com as condições de uso. É uma precaução contra o superaquecimento do óleo lubrificante da turbina, que poderia "fritar" se a bomba parasse ao ser desligado o motor, prejudicando sua durabilidade. O problema é passar tanto tempo exposto, parado dentro de um veículo tão visado para roubo.

Clique para ampliar a imagem Avaliado em estradas de terra e lama, o Hilux estava em seu ambiente: bom torque, suspensão valente e a praticidade da roda-livre automática, embora nem todos a aprovem

De resto, há poucas diferenças deste picape para o 2,7 a gasolina avaliado em fevereiro. Uma delas é a tração 4x4, que mantém o acionamento por alavanca no console, preferido por muitos "jipeiros" -- o sistema de comando elétrico, adotado nos dois concorrentes, é criticado pela menor confiabilidade. Novidade no Hilux é a roda-livre do eixo dianteiro de acionamento automático (saiba mais), que dispensa a inconveniente parada para girar os cubos de roda do modelo anterior. Continua

Equipamentos de série e opcionais
Ajuste de altura bancos E / D ND
Ajuste de apoio lombar E / D ND
Ajuste do volante em altura / profundidade S/ND
Ajuste elétr. retrovisores E / D S
Alarme / controle a distância ND
Aquecimento S
Ar-condicionado / automático S/ND
Bancos / volante em couro ND
Bolsa inflável E / D / laterais S/ND/ ND
Câmbio automático ND
Comando interno do porta-malas NA
Computador de bordo ND
Conta-giros S
Controle elétr. dos vidros D / T S/S
Controle aut. de velocidade ND
Controle de tração ND
Direção assistida S
Faróis de neblina ND
Freios antitravamento (ABS) S
Imobilizador de motor ND
Limpador/lavador traseiro NA
Luzes de leitura D / T ND
Luz traseira de neblina ND
Rádio/toca-fitas ND
Rádio/toca-CD S
Relógio S
Repetidores laterais de direção S
Rodas de alumínio ND
Terceira luz de freio S
Teto solar / comando elétrico ND
Travamento central S
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
 
Preços
Básico R$ 70.453
Completo R$ 70.453
Vigentes em 8/4/02
Opcionais
Não possui

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