Best Cars Web Site

O motorista encontra facilmente uma boa posição, com o ajuste do volante em dois sentidos, a regulagem elétrica de altura do banco (que leva junto o encosto, ao contrário do estranho arranjo do Focus) e o ajuste de apoio lombar, este também para o passageiro. O ar-condicionado, com controle automático de temperatura, é acionado ao se desviar a ventilação para o pára-brisa, o que evita embaçá-lo, mas no carro avaliado notava-se o efeito indesejado de direcionar ar frio para os pés sempre que o sistema era desligado.

Raios do volante que parecem de alumínio, relógio oval no centro do painel, mais itens de conveniência: um conjunto que agrada a qualquer motorista, apesar de alguns deslizes
Clique para ampliar a imagem

O Mondeo ganhou bastante em conveniência, se comparado ao antigo GLX 2,0. Todos os controles elétricos de vidros e o do teto solar ganharam função um-toque e proteção antiesmagamento. Podem ser abertos ou fechados de fora, com um toque mais longo no botão de travamento das portas no controle remoto; assim, deixa de fazer falta o temporizador desses comandos. O assoalho dianteiro é iluminado ao abrir a porta e há um pequeno porta-objetos com tampa sob o painel, à esquerda. O destravamento das portas pode ser configurado, abrindo-se a do motorista em separado ou todas juntas. 

Também novos são os controles internos para a fechadura elétrica do porta-malas (redundante, pois se destranca junto das portas e pode ser aberto por botão na própria tampa; há ainda outro comando no controle remoto de travamento das portas) e o bocal de abastecimento (seria melhor conjugado à trava central), luzes de leitura dianteiras e traseiras, pára-sóis com espelhos iluminados, luz de aviso para portas mal fechadas, luz de cortesia com apagamento gradual e retrovisor interno fotocrômico. Pena não existir mais no console o prendedor de caneta, pois deixá-la no bolso ou próxima ao tórax pode ser perigoso em um acidente.

Clique para ampliar a imagem O Mondeo cresceu bastante por fora -- 20 cm no comprimento, 5 cm no entreeixos -- e também por dentro, ganhando espaço e conforto de carro grande

Continuam ausentes o pára-brisa com faixa degradê e o travamento automático das portas ao rodar. Na Europa há opção por faróis de xenônio, revestimento em couro para os bancos e sistema auxiliar de estacionamento, indisponíveis aqui. E houve alguns retrocessos, como o comutador de farol: passou a ser do tipo de puxar apenas, mais prático, só que permite ligá-lo em facho alto -- no anterior, de puxar e empurrar, só em facho baixo. O capô agora é sustentado por molas a gás, mas sua abertura por fechadura externa a chave, como no Focus, faz perder tempo no posto e na oficina. Ainda, não se esperava a eliminação do útil controlador automático de velocidade.

Em meio a algumas perdas, o espaço interno só ganhou: 20 cm mais longo, 6 cm mais largo e 5 cm maior entre eixos, o Mondeo acomoda as pernas dos passageiros de trás como um carro grande e oferece boas largura e altura internas, mesmo com teto solar, que normalmente reduz a altura para cabeça no banco traseiro. Este é confortável até para o ocupante do meio e os três contam com encostos de cabeça e cintos de três pontos.

O porta-malas é bem amplo e sua tampa tem dobradiças pantográficas, mas o espaço no Brasil é menor que na Europa, devido a um enchimento no assoalho usado para nivelá-lo ao estepe
Clique para ampliar a imagem

Pode-se rebater o banco, mas é preciso destravá-lo pelo porta-malas (o que impede o acesso à bagagem sem sair do carro) e apenas o encosto se divide em 60/40. O destravamento de cada encosto é fácil, por meio de botões de puxar individuais junto ao vão da tampa, não sendo preciso "mergulhar" no porta-malas para fazê-lo. E andando com o teto solar aberto não há correntes de ar ou vibrações sonoras, graças ao defletor de ar de novo desenho que faz o ar escoar suavemente sobre o teto.

O compartimento de bagagem, aliás, cresceu de 470 para 500 litros, segundo a Ford. Mas este valor talvez não considere o grosso espaçador entre o assoalho e o carpete de acabamento, adotado no Brasil para nivelar o assoalho com o largo estepe (cuja roda deveria ser de alumínio) utilizado em lugar do tipo fino, de emergência, adotado na Europa. As dobradiças pantográficas da tampa são úteis, por não subtrair espaço de bagagem e permitir bom ângulo de abertura, e a tampa é sustentada aberta por duas molas a gás.
Continua

Próxima parte

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados