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Um carro agradável de ver e de dirigir. E
que pode, a não ser pelo espaço traseiro e
de bagagem limitados, ser usado no
dia-a-dia com teto fechado sem limitações

Os engates do câmbio são leves e quase sempre precisos, a marcha à ré não possui travas desnecessárias e os freios, a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica entre os eixos (EBD), dão conta do recado muito bem. O carro está bem servido de itens de segurança ativa (bons faróis de superfície complexa, luzes de neblina à frente e atrás, repetidores de luzes de direção, terceira luz de freio, retrovisor esquerdo biconvexo) e passiva (bolsas infláveis frontais, com sistema inibidor para a do passageiro quando desejado, e laterais), tudo de série.

Nem comentamos sobre estilo, pois as fotos falam por si. Embora criticado por alguns por um ar supostamente feminino, o 206 CC agrada muito e chama atenção nas ruas, sem dar o menor sinal de que foi apresentado já há cinco anos (leia boxe). Pode ser um pouco estranho quando fechado, pela capota muito curta em relação ao porta-malas (necessária para que ela caiba dentro dele), mas de teto aberto é tão sedutor quanto alguns conversíveis bem mais caros.

Gostamos muito do 206 CC — foi um dos carros que mais deixaram saudades ao ser devolvidos ao fim da avaliação. Mas gostaríamos ainda mais se ele fosse mais rígido em sua estrutura e se custasse menos, para que o prazer de dirigir um conversível, não mais oferecido pela indústria nacional, pudesse chegar a mais entusiastas. Continua

Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco e cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 78,5 x 82 mm. Cilindrada: 1.587 cm3. Taxa de compressão: 11:1. Potência máxima: 110 cv a 5.750 rpm. Torque máximo: 15 m.kgf a 4.000 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 3,417; 2) 1,81; 3) 1,27; 4) 0,975; 5) 0,767; diferencial, 3,76.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 266 mm ø; traseiros a disco, 247 mm ø; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 9,8 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal, estabilizador; traseira, independente, braço arrastado, barra de torção, estabilizador.
RODAS - 6 x 15 pol; pneus, 195/55 R 15 H.
DIMENSÕES - comprimento, 3,835 m; largura, 1,673 m; altura, 1,373 m; entreeixos, 2,442 m; bitola dianteira, 1,439 m; bitola traseira, 1,430 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,35; capacidade do tanque, 47 l; porta-malas, 410 l (capota fechada), 175 l (aberta); peso, 1.140 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 193 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 11,2 s.
CONSUMO - ND
Garantia e assistência
Garantia, 1 ano sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 106; informações de fábrica, 0800 7032424.
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2003; pneus, Continental Premium Contact; quilometragem inicial, 2.200 km.
Comentário técnico
> O motor PSA (Peugeot-Citroën) de 1,6 litro tem a melhor relação r/l (0,23) da categoria entre os que têm seus valores divulgados (veja artigo com tabela). Isso explica sua suavidade de funcionamento e contribui para que obtenha potência específica acima da média, 68,8 cv/l, sem prejuízo do torque em baixa rotação.
> Os pneus do 206 CC para o mercado brasileiro são 195/55 R 15, medida não utilizada na Europa. Lá se usam 185/55 R 15, na versão 1,6, e 205/45 R 16 na de 2,0 litros, que não é importada para cá. Os utilizados aqui têm perfil um pouco mais alto, boa alteração em vista da qualidade de nossos pisos. No carro avaliado eram ótimos Continentals de desenho assimétrico.
> Apesar das formas fluidas de cupê, o coeficiente aerodinâmico (Cx) do conversível é pior que o do hatch, mesmo com capota fechada: 0,35 contra 0,32. Por outro lado, a altura 59 mm menor garante área frontal mais reduzida (os números não são divulgados), com reflexo no coeficiente final (a chamada área frontal corrigida, Cx x A), que é o que realmente importa. O Cx com capota recolhida não é informado, mas é possível estimar algo como 0,40.
Dados do fabricante; ND = não disponível

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