Os 367 cv do motor V8
(veja suas curvas de potência e torque) credenciam o 550i a viajar
muito rápido com silêncio e conforto, mas quem acelerar de verdade
poderá fazer de 0 a 200 km/h em 21,4 segundos
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O excelente comportamento,
ajudado pelos pneus 245/40-18, não impede que a suspensão absorva bem as
irregularidades: acerto de chassi é destaque nos BMWs
O motorista do 550i conta também com o controle de tração e
estabilidade (DSC), que pode ser
desativado por botão no painel e traz uma variante: age também sobre a
direção, movendo-a ligeiramente para corrigir uma determinada situação
sem o motorista notar. Com todos esses auxílios, o resultado só poderia
ser uma condução segura e sobretudo fácil, capaz de domar à perfeição os
367 cv desse V8. O carro parece menor quanto mais rápido se anda, o que
é sempre elogiável em um sedã de seu porte.
Impressiona a capacidade da suspensão em absorver irregularidades
severas como atravessar uma linha férrea, apesar dos pneus de perfil 45
com apenas 110 mm de altura de flanco. O rodar é um pouco mais duro do
que se imagina num carro de luxo, o que certamente decorre do pacote M
de suspensão, mas nada que incomode. Pelo contrário, a firmeza da
suspensão e o absoluto controle das oscilações são gratificantes para
quem está ao volante ou é passageiro.
Os pneus Bridgestone
assimétricos são do tipo que pode rodar vazio (run-flat tire),
embora o carro traga estepe temporário, estreito, medida 135/80-17 — que
com certeza contribui para o amplo porta-malas de 520 litros. Na Série 5
anterior, sem essa tecnologia, o estepe era operacional e com roda
também de alumínio. Curiosamente, a tampa é articulada por dobradiças
"pescoço-de-ganso", apesar de na geração antiga serem
pantográficas. Mas elas não invadem o
porta-malas nem amassam a bagagem, como ocorre normalmente, por correrem
por dentro de uma área prevista. E, como o terceiro volume é longo, o
ângulo de abertura da tampa é suficiente.
Continua |
A simulação do consultor Iran
Cartaxo para o Best Cars confirmou o que já se esperava: o
550i é, por larga margem, o carro mais veloz e rápido que já
passou por nossas avaliações completas. Nem poderia ser diferente,
pelo brilho com que o motor V8 de 367 cv (veja acima suas
curvas de potência e torque) desloca os importantes 1.660 kg.
Embora um limitador eletrônico impeça o motorista de superar 250
km/h, simulamos a máxima possível caso ele fosse desativado: 281
km/h, patamar de Porsche dos bons. Nessa condição o motor estaria,
em quinta marcha, 350 rpm acima do regime de maior potência, um
cálculo tipicamente esportivo. A sexta, bastante longa, ficaria
1.000 giros abaixo desse ponto (a 5.300 rpm).
Em contrapartida,
com ela o carro viaja a 120 km/h reais com apenas 2.250 rpm, que
passam a 2.850 se for usada a quinta. A baixa potência consumida a
essa velocidade indica a primorosa aerodinâmica.
Mas o 550i não foi só velocidade. As acelerações mostraram
dinamismo de carro esporte, como de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.
Os tempos nas simulações habituais foram tão expressivos que
incluímos os de 0 a 150, 200 e 250 km/h, não menos surpreendentes.
Bastam 21,4 s para chegar aos 200 e, em 42,4 s, o BMW atinge a
velocidade máxima limitada. As retomadas são também muito rápidas.
A simulação de consumo, por sua vez, indicou marcas adequadas ao
porte e ao desempenho do carro. Fazer 7,9 km/l no ciclo rodoviário
é bem aceitável e, com o tanque de 70 litros, permite a boa
autonomia de 500 km com 10% de margem. |
|
Velocidade
máxima |
281 km/h* |
Regime à vel.
máxima (5ª.) |
6.650 rpm* |
Regime a 120
km/h (6ª.) |
2.250 rpm |
Potência a 120
km/h |
29
cv |
Aceleração de 0
a 100 km/h |
5,9 s |
Aceleração de 0
a 150 km/h |
11,9 s |
Aceleração de 0
a 200 km/h |
21,4 s |
Aceleração de 0
a 250 km/h |
42,4 s |
Aceleração de 0
a 400 m |
14,3 s |
Aceleração de 0
a 1.000 m |
25,5 s |
Retomada 80 a
120 km/h (drive) |
3,8 s |
Retomada 60 a
100 km/h (drive) |
2,7 s |
Consumo em
cidade |
5,1 km/l |
Consumo em
estrada |
7,9 km/l |
Consumo a 60
km/h constantes |
9,2 km/l |
Consumo a 80
km/h constantes |
8,5 km/l |
Consumo a 100
km/h constantes |
7,5 km/l |
Consumo a 120
km/h constantes |
6,7 km/l |
*
Sem o limitador eletrônico |
Obs.: os resultados de consumo não devem ser comparados aos de
avaliações até agosto/2004 |
Conheça
o simulador e os ciclos de consumo |
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Velocidade
máxima |
250 km/h |
Aceleração de
0 a 100 km/h |
5,6 s |
Consumo: não disponível |
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