Best Cars Web Site
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Os 367 cv do motor V8 (veja suas curvas de potência e torque) credenciam o 550i a viajar muito rápido com silêncio e conforto, mas quem acelerar de verdade poderá fazer de 0 a 200 km/h em 21,4 segundos

Clique para ampliar a imagem

O excelente comportamento, ajudado pelos pneus 245/40-18, não impede que a suspensão absorva bem as irregularidades: acerto de chassi é destaque nos BMWs

O motorista do 550i conta também com o controle de tração e estabilidade (DSC), que pode ser desativado por botão no painel e traz uma variante: age também sobre a direção, movendo-a ligeiramente para corrigir uma determinada situação sem o motorista notar. Com todos esses auxílios, o resultado só poderia ser uma condução segura e sobretudo fácil, capaz de domar à perfeição os 367 cv desse V8. O carro parece menor quanto mais rápido se anda, o que é sempre elogiável em um sedã de seu porte.

Impressiona a capacidade da suspensão em absorver irregularidades severas como atravessar uma linha férrea, apesar dos pneus de perfil 45 com apenas 110 mm de altura de flanco. O rodar é um pouco mais duro do que se imagina num carro de luxo, o que certamente decorre do pacote M de suspensão, mas nada que incomode. Pelo contrário, a firmeza da suspensão e o absoluto controle das oscilações são gratificantes para quem está ao volante ou é passageiro.

Os pneus Bridgestone assimétricos são do tipo que pode rodar vazio (run-flat tire), embora o carro traga estepe temporário, estreito, medida 135/80-17 — que com certeza contribui para o amplo porta-malas de 520 litros. Na Série 5 anterior, sem essa tecnologia, o estepe era operacional e com roda também de alumínio. Curiosamente, a tampa é articulada por dobradiças "pescoço-de-ganso", apesar de na geração antiga serem pantográficas. Mas elas não invadem o porta-malas nem amassam a bagagem, como ocorre normalmente, por correrem por dentro de uma área prevista. E, como o terceiro volume é longo, o ângulo de abertura da tampa é suficiente. Continua

Simulação de desempenho
A simulação do consultor Iran Cartaxo para o Best Cars confirmou o que já se esperava: o 550i é, por larga margem, o carro mais veloz e rápido que já passou por nossas avaliações completas. Nem poderia ser diferente, pelo brilho com que o motor V8 de 367 cv (veja acima suas curvas de potência e torque) desloca os importantes 1.660 kg.

Embora um limitador eletrônico impeça o motorista de superar 250 km/h, simulamos a máxima possível caso ele fosse desativado: 281 km/h, patamar de Porsche dos bons. Nessa condição o motor estaria, em quinta marcha, 350 rpm acima do regime de maior potência, um cálculo tipicamente esportivo. A sexta, bastante longa, ficaria 1.000 giros abaixo desse ponto (a 5.300 rpm).

Em contrapartida, com ela o carro viaja a 120 km/h reais com apenas 2.250 rpm, que passam a 2.850 se for usada a quinta. A baixa potência consumida a essa velocidade indica a primorosa aerodinâmica.

Mas o 550i não foi só velocidade. As acelerações mostraram dinamismo de carro esporte, como de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. Os tempos nas simulações habituais foram tão expressivos que incluímos os de 0 a 150, 200 e 250 km/h, não menos surpreendentes. Bastam 21,4 s para chegar aos 200 e, em 42,4 s, o BMW atinge a velocidade máxima limitada. As retomadas são também muito rápidas.

A simulação de consumo, por sua vez, indicou marcas adequadas ao porte e ao desempenho do carro. Fazer 7,9 km/l no ciclo rodoviário é bem aceitável e, com o tanque de 70 litros, permite a boa autonomia de 500 km com 10% de margem.
Velocidade máxima 281 km/h*
Regime à vel. máxima (5ª.) 6.650 rpm*
Regime a 120 km/h (6ª.) 2.250 rpm
Potência a 120 km/h 29 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 5,9 s
Aceleração de 0 a 150 km/h 11,9 s
Aceleração de 0 a 200 km/h 21,4 s
Aceleração de 0 a 250 km/h 42,4 s
Aceleração de 0 a 400 m 14,3 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 25,5 s
Retomada 80 a 120 km/h (drive) 3,8 s
Retomada 60 a 100 km/h (drive) 2,7 s
Consumo em cidade 5,1 km/l
Consumo em estrada 7,9 km/l
Consumo a 60 km/h constantes 9,2 km/l
Consumo a 80 km/h constantes 8,5 km/l
Consumo a 100 km/h constantes 7,5 km/l
Consumo a 120 km/h constantes 6,7 km/l
* Sem o limitador eletrônico
Obs.: os resultados de consumo não devem ser comparados aos de avaliações até agosto/2004
Conheça o simulador e os ciclos de consumo
 
Dados do fabricante
Velocidade máxima 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 5,6 s
Consumo: não disponível

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade