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No interior mais espaçoso, novidades como partida por botão, porta-copos, chaveiros que guardam as configurações do motorista e sistema de áudio com subwoofers debaixo dos bancos; faltou o sistema iDrive, uma espécie de mouse no console central

Os itens de série do 330i incluem pneus que rodam vazios, ar-condicionado automático com duas seleções de temperatura, volante multifunção, bancos dianteiros com ajuste elétrico, controles de tração e estabilidade (desligáveis), faróis de xenônio, sensores de estacionamento à frente e atrás e um sofisticado sistema de áudio, dotado de subwoofers sob os assentos dianteiros. As rodas são de 18 pol com pneus de perfil extrabaixo (225/40), expondo-se mais a danos em buracos: houve exagero aqui, pois na Europa o padrão é 17 pol com 225/45, como no 325i que vem para cá (no 320i são de 16 pol com 205/55).

Como quase sempre acontece, o Série 3 cresceu, em 49 mm no comprimento, importantes 78 mm na largura e 35 mm entre eixos. A altura aumentou só 9 mm: nada de aderir à onda dos carros altos, felizmente. Ficou mais espaçoso e ganhou 25% em rigidez torcional. Melhorou o conforto quando se levam três passageiros no banco traseiro, mas está longe de parecer um carro grande. Já o motorista nota os pedais não tão deslocados à esquerda (por causa do túnel central de transmissão), só que o volante fica enviesado, deixando o braço esquerdo mais esticado. Se não incomoda, soa estranho para uma marca que sempre prima pela ergonomia — até em detalhes como os ótimos retrovisores externos biconvexos.

O ambiente interno, luxuoso e com um tempero esportivo como habitual, ganhou o ar de família dos novos BMWs. Pena que painel não traga, no Brasil, o iDrive, um comando circular no console que opera como um mouse de computador e permite controlar, em um mostrador elevado, computador de bordo, climatização, navegação e outros recursos. Mas há o Comfort Access, um chaveiro para abrir o carro sem chave, bastando tê-lo no bolso. A partida do motor é dada por botão e o chaveiro pode memorizar os ajustes de bancos, retrovisores, emissoras de rádio e climatização de cada motorista, que o carro reconhece e assume quando ele entra. O porta-malas está maior (460 litros) e o banco traseiro pode ser rebatido.

Do motor à direção   Embora mantenha a cilindrada aproximada e os seis cilindros em linha, o motor do 330i é todo novo, a começar pelo bloco 10 kg mais leve, graças à combinação de magnésio e alumínio. Boa novidade é o Valvetronic, que elimina a borboleta de aceleração e controla o levantamento e a duração da abertura das válvulas de admissão. Associado ao conhecido Duplo VANOS, que comanda também as de escapamento, foi possível otimizar o funcionamento do motor sob diferentes rotações e cargas (aberturas de acelerador), com melhora tanto em potência quanto em economia. Continua

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