Best Cars Web Site

Duplamente flexível

Clique para ampliar a imagem

A Meriva associa sua versatilidade ao primeiro motor
flexível em uma minivan, mas só com oito válvulas

Texto: Fabrício Samahá - Reportagem: Luís Perez - Fotos: divulgação

Desde o lançamento do Corsa Flexpower, com motor 1,8 flexível em combustível, em junho, os adeptos da Meriva aguardavam ansiosos a oferta dessa tecnologia na minivan, que traria menor custo por quilômetro e alguma potência adicional, bem-vinda a um veículo tão pesado. Foi preciso esperar cinco meses pelo primeiro monovolume flexível do mercado, mas ele veio apenas com o motor de oito válvulas, o mesmo do Corsa e do picape Montana.

Segundo a GM, a versão de 16 válvulas permanece apenas a gasolina porque responde por menos de 10% das vendas, o que torna inviável o investimento. Pode ser uma situação temporária: o presidente da empresa, Walter Wieland, afirma que dentro de um ano e meio "praticamente toda a gama" terá motores flexíveis. "Falar mais do que isso é abrir o envelope da estratégia", explica. O BCWS apurou, porém, que o próximo a receber a tecnologia é o Astra, no primeiro trimestre de 2004.

A exemplo do Corsa, a Meriva Flexpower mantém o preço da versão anterior, cujo modelo 2004 havia sido lançado apenas três semanas atrás -- uma estratégia que está longe de agradar a quem tiver comprado a "novidade" nesse período. Teria sido mais coerente aguardar a versão flexível para lançar a linha do ano que vem.

Clique para ampliar a imagem

Só o logotipo na traseira identifica por fora a nova Meriva, que além
do motor flexível recebeu diferencial mais curto, o mesmo da 16V

Mas vamos ao produto. O aumento de potência (mais 7 cv, com álcool, ou 3 cv com gasolina) e torque (1,4 m.kgf adicional com álcool, 0,5 m.kgf com gasolina) fez bem a um carro peso-pesado como a Meriva, que chega a 1.280 kg com ar-condicionado. A velocidade máxima subiu em 8 km/h e o tempo para acelerar de 0 a 100 baixou em 1 s, com álcool, ou 0,8 s com gasolina. Foi possível notar ligeira melhora no desempenho discreto da minivan na rápida avaliação, no Campo de Provas da GM em Indaiatuba, SP.

A GM declara índices de consumo pouco melhores que os anteriores, ao rodar com gasolina, mas que pioram em cerca de 30% ao usar álcool. Aos preços atuais vale a pena ficar com o combustível vegetal, mas a relação pode não compensar quando ele subir, na entressafra. Como em qualquer flexível, a recomendação é comparar os preços: se o álcool superar 70% da gasolina, fique com esta. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

Data de publicação: 13/11/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados