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Sofisticação técnica   O motor V8 do Touareg é similar ao que a Audi usa desde o modelo V8 (leia história), mas com cinco válvulas por cilindro. Potência (310 cv) e torque (41,8 m.kgf) são expressivos, só que o carro é bem pesado, nada menos que 2.317 kg. Assim, a relação peso-potência fica em 7,4 kg/cv, boa mas não excelente. A VW divulga velocidade máxima de 225 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos.

A tração integral permanente, com diferencial central, reparte o torque entre as rodas de acordo com a aderência. Em condições normais são 50% por eixo, mas podem ir de 0:100 a 100:0 se necessário. O comando no console permite bloquear o diferencial central (fixando a divisão em 50:50) e também o traseiro (ficando em 25% em cada roda traseira e 50% para o eixo dianteiro), mas há ainda controle eletrônico dos diferenciais, para que a divisão entre as rodas do mesmo eixo seja a melhor. Ao acionar os bloqueios, um ideograma no painel indica a operação.

Recursos eletrônicos, aliás, o Touareg tem em profusão para que mesmo um motorista sem maior habilidade possa se sair bem no fora-de-estrada. O controle de descida mantém a velocidade constante se, abaixo de 20 km/h e em um declive superior a 20%, o motorista não acelerar nem frear. Há também controle de estabilidade (ESP) com botão para ser desligado, assistência adicional nos potentes freios a disco ventilado e direção Servotronic, com assistência eletrônica em função da velocidade.

As suspensões de braços sobrepostos, com subchassis, usam molas pneumáticas (a ar) para maior conforto de rodagem e variedade de opções de altura. O vão livre do solo vai de 160 a 300 mm, sendo parte da alteração automatizada. A altura padrão de 215 mm reduz-se a 190 mm, ao atingir 125 km/h, e a 180 mm ao chegar a 180 km/h, para baixar o centro de gravidade e melhorar a aerodinâmica.

Até 5 km/h pode ser baixado a 160 mm, para facilitar o acesso dos ocupantes (bem-vindo, pois é difícil entrar na altura padrão sem sujar a barra da calça) e a colocação de bagagem. No fora-de-estrada, dois níveis superiores podem ser aplicados manualmente: 240 mm, limitado a 70 km/h, e 300 mm, só até 20 km/h.

Ao volante   O percurso de avaliação da VW — 10 quilômetros na rodovia Castello Branco e um pequeno trajeto fora-de-estrada — foi um tanto limitado para analisar tanto requinte técnico, mas algumas sensações puderam ser percebidas. No asfalto, o comportamento sereno, que infunde confiança mesmo em velocidades típicas de seu país de origem, e o baixo nível de ruído de toda espécie, até mesmo os aerodinâmicos. Continua

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Motor V8 de 310 cv, câmbio automático de seis marchas, diferencial central para repartição constante do torque, suspensões independentes: tecnologia de ponta no novo topo de linha da VW no Brasil

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