Sofisticação
técnica O motor V8 do
Touareg é similar ao que a Audi usa desde o modelo V8 (leia
história), mas com cinco válvulas por cilindro. Potência (310 cv) e
torque (41,8 m.kgf) são expressivos, só que o carro é bem pesado,
nada menos que 2.317 kg. Assim, a relação peso-potência fica em 7,4
kg/cv, boa mas não excelente. A VW divulga velocidade máxima de 225 km/h
e aceleração de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos.
A tração integral permanente, com diferencial central, reparte o torque
entre as rodas de acordo com a aderência. Em condições normais são 50%
por eixo, mas podem ir de 0:100 a 100:0 se necessário. O comando no
console permite bloquear o diferencial central (fixando a divisão em
50:50) e também o traseiro (ficando em 25% em cada roda traseira e 50%
para o eixo dianteiro), mas há ainda controle eletrônico dos
diferenciais, para que a divisão entre as rodas do mesmo eixo seja a
melhor. Ao acionar os bloqueios, um ideograma no painel indica a
operação.
Recursos eletrônicos, aliás, o Touareg tem em profusão para que mesmo um
motorista sem maior habilidade possa se sair bem no fora-de-estrada. O
controle de descida mantém a velocidade constante se, abaixo de 20 km/h
e em um declive superior a 20%, o motorista não acelerar nem frear. Há
também controle de estabilidade (ESP)
com botão para ser desligado, assistência
adicional nos potentes freios a disco ventilado e direção
Servotronic, com assistência eletrônica em função da velocidade.
As suspensões de braços sobrepostos, com
subchassis, usam molas pneumáticas (a ar) para maior conforto de
rodagem e variedade de opções de altura. O vão livre do solo vai de 160
a 300 mm, sendo parte da alteração automatizada. A altura padrão de 215
mm reduz-se a 190 mm, ao atingir 125 km/h, e a 180 mm ao chegar a 180
km/h, para baixar o centro de gravidade
e melhorar a aerodinâmica.
Até 5 km/h pode ser baixado a 160 mm, para facilitar o acesso dos
ocupantes (bem-vindo, pois é difícil entrar na altura padrão sem sujar a
barra da calça) e a colocação de bagagem. No fora-de-estrada, dois
níveis superiores podem ser aplicados manualmente: 240 mm, limitado a 70
km/h, e 300 mm, só até 20 km/h.
Ao
volante O percurso de
avaliação da VW — 10 quilômetros na rodovia Castello Branco e um pequeno
trajeto fora-de-estrada — foi um tanto limitado para analisar tanto
requinte técnico, mas algumas sensações puderam ser percebidas. No
asfalto, o comportamento sereno, que infunde confiança mesmo em
velocidades típicas de seu país de origem, e o baixo nível de ruído de
toda espécie, até mesmo os aerodinâmicos.
Continua |
Motor V8 de 310 cv, câmbio
automático de seis marchas, diferencial central para repartição
constante do torque, suspensões independentes: tecnologia de ponta no
novo topo de linha da VW no Brasil |