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Rei morto, rei posto

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Seis meses depois de anunciado seu fim, há Vectra de novo
na praça, com boas novidades em conforto e mecânica

Texto: Bob Sharp - Fotos: divulgação
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Discreto, mas elegante: o novo Vectra não consegue impressionar como o antigo a seu tempo, mas tem linhas bem resolvidas e um porte que chama atenção

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No interior do Elite, apliques que simulam madeira, bancos de couro e opção de ajuste elétrico no do motorista; os instrumentos usam iluminação correta

Morra e deixe viver parece ter sido o mote adotado pela General Motors do Brasil ao resolver o que fazer com o Vectra, cuja segunda geração foi produzida de 1996 a 2005, nada menos que nove anos (leia história). Nesse período foram produzidas pouco mais de 300 mil unidades, um volume importante para o segmento de mercado. Em maio foi descontinuado, com despedida pomposa por meio de edição de série especial de 1.000 carros e chamada de Collection. Para muitos, não haveria mais o modelo no Brasil. Certo? Não. Errado.

Confirmando notícias que já vinham, primeiro, plantadas e depois, confirmadas, a segunda mais antiga fábrica do Brasil (1925, Ford 1919) apresentou oficialmente nesta quinta-feira (6/10) o novo Vectra. Pelo que vimos, o carro tem os ingredientes para agradar e voltar a ser objeto de desejo. E nessa volta há armas suficientes para enfrentar a concorrência nacional — sobretudo Toyota Corolla e Honda Civic. A garantia de três anos, com duas revisões gratuitas, aos 1.500 e 10.000 km, é uma delas. E não é só contra os nacionais a investida da GM: na versão superior, vai partir para cima de importados como Citroën C5, VW Passat, Ford Mondeo, Peugeot 407 e Honda Accord, com boa vantagem em preço.

O estilo reflete bem a época atual, com o uso de mais arestas e linha de cintura mais alta. O tratamento dado à sempre difícil coluna traseira ficou bom e confere "traços de família" ao considerar o restante da linha, notadamente o Astra. Foi decidido pela carroceria de quatro janelas laterais, contra a de seis anterior, o que aumenta a impressão visual de robustez, embora tenha sido aplicada uma solução de meio termo, que é dotar a porta traseira de um razoável quebra-vento fixo. O formato das lanternas traseiras sai do batido triangular e volta ao retangular discreto, de bom efeito. No todo, porém, o carro está longe de impressionar pela beleza como ocorreu com seu antecessor. Certos desenhos são mesmo difíceis de substituir.

Como já se sabia, o Vectra agora existe em duas versões: Elegance, com o já conhecido motor 2,0-litros flexível em combustível de 127,6 cv (abastecido com álcool) e caixa manual de cinco marchas de série (automática de quatro velocidades opcional), e Elite, com um novo 2,4-litros de 16 válvulas que produz 150 cv com o combustível vegetal, acoplado a câmbio automático apenas. Os preços básicos são R$ 60 mil para o Elegance e R$ 80 mil o Elite. Continua

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Data de publicação: 6/10/05

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