Saiba como anunciar
 
Best Cars Web Site
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Com sofisticada tração integral que reparte o torque até entre as rodas traseiras, o X6 surpreende pelo comportamento: parece um esportivo

Clique para ampliar a imagem

O motor de 3,0 litros, com injeção direta e um turbo para cada três cilindros, entrega o torque máximo de 40,8 m.kgf a apenas 1.300 rpm

Merece destaque também o revestimento do porta-malas em carpete de alta qualidade, com ganchos deslizantes nas laterais do piso para fixação da bagagem e tampa de estepe com mola a gás. O banco traseiro pode ser rebatido no todo ou em parte e o estepe temporário, na medida 155/90 R 18, vem acompanhado de uma excelente caixa de ferramentas como já é praxe na BMW.

Resposta imediata  
Mas as estrelas do BMW X6 estão sob o capô e o próprio carro: seu motor e seu sistema de tração. No mercado brasileiro ele conta com duas opções de motores. O primeiro de seis cilindros em linha e 2.979 cm³, que rende a potência de 306 cv, versão esta avaliada pelo Best Cars; o outro é um V8 de 4.395 cm³ e 407 cv. Ambos usam dois turbocompressores — um para cada três ou quatro cilindros, conforme o caso — e injeção direta de combustível.

Em um primeiro momento, pelo porte do carro, pensa-se que um motor de seis cilindros não seria suficiente para o desempenho esportivo que sua proposta sugere. A impressão, porém, acaba logo na primeira acelerada mais vigorosa. Com dois turbos pequenos e de baixa inércia (saiba mais sobre técnica), o seis-em-linha dá conta do recado. Mais que os 306 cv entre 5.800 rpm e 6.250 rpm, impressiona o torque máximo de 40,8 m.kgf disponível entre 1.300 e 5.000 rpm. Com esses números, percebe-se por que esse motor consegue deslocar a massa de 2.145 kg do X6 com facilidade. Alta potência e torque distribuído em todas as faixas de rotação fazem com que o desempenho seja muito superior ao esperado.

Impressiona também a suavidade com que os turbos entram e trabalham. Mal se nota que se trata de um motor superalimentado. O motor empurra o carro com vontade e vigor e ainda produz um ronco que entusiasma, como não poderia deixar de ser em um modelo da marca bávara. A vontade é de fazer todas as saídas de semáforo com o pé no fundo do assoalho, para sentir o soco nas costas, ver o mundo passar mais rápido e escutar o belíssimo ronco do motor e do escapamento, música para qualquer entusiasta.

A caixa automática tem seis marchas e, atrás da alavanca seletora, está o comando do auxílio de arrancada em aclive, que mantém os freios acionados até que o carro comece a rodar. A tração atua nas quatro rodas todo o tempo, com repartição de 40% à frente e 60% à traseira em condições normais. Para controlar a divisão de torque entre as rodas há o ICM (Integrated Chassis Management, gerenciamento integrado de chassi), responsável por gerenciar o xDrive, o DSC e o DPC (saiba mais).

Para quem gosta de uma tocada esportiva, dirigir um BMW é sempre prazeroso, e não poderia ser diferente no X6. Ainda que esteja evidente a origem em um utilitário esporte — seja pelo porte, seja pela altura do solo —, ele contorna curvas com grande estabilidade e neutralidade. Chega-se a esquecer que se está em um carro grande e alto, pois as sensações são de um automóvel baixo e esportivo. A suspensão é firme, mas não desconfortável, apesar da largura e do perfil baixo dos pneus. Sentem-se as imperfeições do piso e eventuais obstáculos, mas sem que isso incomode. O veículo avaliado não trazia a suspensão pneumática com controle eletrônico, opcional para o xDrive 35i e de série no 50i. Com esse equipamento, que inclui estabilizadores de ação variável, a transmissão de obstáculos deve ser bastante minimizada, já que a suspensão se adapta ao piso.  Continua

Simulação de desempenho
Apesar da desvantagem de potência em mais de 120 cv, havia curiosidade de como o X6 se sairia comparado ao Jeep Grand Cherokee SRT-8, avaliado na edição de aniversário do ano passado, na simulação de desempenho desenvolvida pelo consultor Iran Cartaxo. Isso porque são os dois utilitários esporte mais potentes que já passaram por nossa avaliação completa.

Os resultados mostram que ele não faz feio em velocidade máxima: 238,9 km/h com o motor no ponto exato de potência máxima em quinta marcha (aplausos para a engenharia da BMW por isso), ficando a sexta para viagens com baixa rotação. Para se ter uma idéia, a última marcha é tão longa que com ela o motor só chegaria ao limite de giros a 360 km/h. Mesmo a quinta poderia ir bem além (266 km/h) se houvesse potência para tanto. Vale notar que o X6 consome razoáveis (para o tipo de veículo, bem entendido) 39 cv para se manter a 120 km/h, ante 44 cv do Grand Cherokee.

Os números de aceleração também foram bons diante da diferença de potência: 0 a 100 km/h em 7,1 segundos, contra 6,2 s do Jeep, e quilômetro em 27,8 s contra 26,2 s do oponente. Se não andaria junto dele, o X6 ao menos lhe daria um belo trabalho em uma hipotética arrancada lado a lado. A título de curiosidade, o BMW chega a 100 ainda em segunda marcha, que vai até 106 km/h. O brilho do seis-cilindros biturbo nas retomadas também não decepcionou, como ao passar de 80 a 120 km/h (com reduções automáticas pelo câmbio) em 5,0 s ante 4,5 s do Cherokee.

Não se espera que consumo seja importante para quem compra um X6, ou ele optaria por um automóvel da marca. Mas o crossover obteve marcas aceitáveis para seu porte, peso e potência, caso dos 7,5 km/l em ciclo rodoviário, e deixou para trás o Jeep com seus 6,4 km/l. Com o generoso tanque de 85 litros, o BMW poderia rodar 573 km em estrada com 10% de margem de segurança.
 
Dados do fabricante
Velocidade máxima 240 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,7 s
Consumo em cidade 6,7 km/l
Consumo em estrada 11,6 km/l
Clique para ampliar a imagem
Velocidade máxima 238,9 km/h
Regime à vel. máxima (5ª.) 5.800 rpm
Regime a 120 km/h (6ª.) 2.350 rpm
Potência a 120 km/h 39 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 7,1 s
Aceleração de 0 a 150 km/h 15,6 s
Aceleração de 0 a 200 km/h 32,7 s
Aceleração de 0 a 400 m 15,2 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 27,8 s
Retomada 80 a 120 km/h (drive) 5,0 s
Retomada 60 a 100 km/h (drive) 3,9 s
Consumo em cidade 4,5 km/l
Consumo em estrada 7,5 km/l
Consumo a 60 km/h constantes 8,0 km/l
Consumo a 80 km/h constantes 8,3 km/l
Consumo a 100 km/h constantes 7,5 km/l
Consumo a 120 km/h constantes 6,8 km/l
Conheça o simulador e os ciclos de consumo
Próxima parte

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade