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Apesar da origem fora-de-estrada, no desempenho o
Jeep Grand Cherokee SRT-8 está mais para carro esporte

Texto e fotos: Fabrício Samahá
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Rodas de 20 pol e saídas de escapamento de 10 cm no centro separam o SRT-8 de um Grand Cherokee comum; o desenho da terceira geração é anguloso e imponente

O que é, o que é? Tem ascendência no Jeep da Segunda Guerra Mundial e usa tração integral, mas tem um motor V8 com cilindrada maior que a do Ferrari 599 GTB Fiorano, mais potência que e Porsche 911 GT3 e mais torque que o Mercedes-Benz S 500; promete acelerar de 0 a 100 km/h junto do Porsche Cayenne Turbo e custa praticamente a metade dele? Resposta: o Jeep Grand Cherokee SRT-8.

SRT é sigla para Street and Racing Technology, ou tecnologia para rua e competição; oito indica o número de cilindros, assim como SRT-4 no Dodge Caliber, SRT-6 no Chrysler Crossfire e SRT-10 no Viper e no Ram. Trata-se da série de versões "quentes" do grupo Chrysler nos Estados Unidos, que ainda inclui a opção SRT-8 para os sedãs 300C e Charger e para a perua Magnum (só o primeiro vendido no Brasil). Para o Grand Cherokee de terceira geração, lançado em 2004, a versão de alto desempenho surgiu em março de 2005 e foi apresentada aos brasileiros no Salão de São Paulo do ano passado. E foi o modelo escolhido pelo Best Cars para a avaliação especial desta edição de décimo aniversário.

Comum aos demais SRT-8, o motor V8 de 6,1 litros é o destaque. Parte da família Hemi, com câmaras de combustão hemisféricas, esta versão supera a de 5,7 litros por boa margem em potência e torque. Com aumento de cilindrada de apenas 7%, no Grand Cherokee desenvolve 432 cv (27% a mais) e 58 m.kgf (25% a mais). Em todo o mercado de utilitários esporte no Brasil, fica para trás apenas do Cayenne Turbo, que tem um V8 de 4,8 litros e 500 cv, e do Mercedes-Benz ML 63 AMG, com um V8 6,2 de 514 cv. A BMW está sem versão esportiva do X5.

Ao preço sugerido de R$ 249,9 mil, o SRT-8 se torna muito atraente diante dos citados Cayenne (US$ 269 mil ou R$ 484,2 mil à cotação de R$ 1,80) e ML (US$ 225 mil, R$ 405 mil) e de outros utilitários de alta potência, como o Range Rover Sport Supercharged (V8 4,2 com compressor, 399 cv, R$ 369 mil) e o BMW X5 Sport (V8 4,8, 355 cv, R$ 370 mil). Pelo preço, o Jeep acaba competindo com modelos bem menos potentes, caso de BMW X3 Family (seis cilindros, 2,5, 192 cv, R$ 239,5 mil), Land Rover Discovery 3 HSE (V8 4,4, 299 cv, R$ 237 mil) e Volkswagen Touareg (V8 4,2, 350 cv, US$ 132,3 mil ou R$ 238,1 mil). Só que, se desempenho não for prioridade, há duas versões mais em conta do Grand Cherokee, com 231 e 326 cv.

O SRT-8 mostra de cara que não está para brincadeira. Já à primeira vista, impressiona ver o utilitário esporte — com as formas angulosas da nova geração — 25 mm mais próximo do solo, com rodas de 20 pol e pneus Pirelli assimétricos em medida 245/45 (no Brasil não são usados 285/40 na traseira, como na versão original, talvez para facilidade de reposição), além das imponentes saídas de escapamento no centro do pára-choque, com 10 cm de diâmetro. O acabamento externo quase todo na cor da carroceria ganha um ar intimidante no carro preto. Continua

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Data de publicação: 27/10/07

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