Rodas de 20 pol e saídas de
escapamento de 10 cm no centro separam o SRT-8 de um Grand Cherokee
comum; o desenho da terceira geração é anguloso e imponente |
O
que é, o que é? Tem ascendência no Jeep da Segunda Guerra Mundial e usa tração
integral, mas tem um motor V8 com cilindrada maior que a do
Ferrari 599 GTB Fiorano,
mais potência que e Porsche 911 GT3
e mais torque que o
Mercedes-Benz S 500; promete acelerar de 0 a 100 km/h junto do
Porsche Cayenne Turbo e custa
praticamente a metade dele? Resposta: o Jeep Grand Cherokee SRT-8.
SRT é sigla para Street and Racing Technology, ou tecnologia para rua e
competição; oito indica o número de cilindros, assim como SRT-4 no Dodge
Caliber, SRT-6 no Chrysler Crossfire e
SRT-10 no Viper e no
Ram. Trata-se da série de versões
"quentes" do grupo Chrysler nos Estados Unidos, que ainda inclui a opção
SRT-8 para os sedãs 300C e
Charger e para a perua
Magnum (só o primeiro vendido no
Brasil). Para o Grand Cherokee
de terceira geração, lançado em 2004, a versão de alto desempenho surgiu
em março de 2005 e foi apresentada aos brasileiros no Salão de São Paulo
do ano passado. E foi o modelo escolhido pelo Best Cars para a
avaliação especial desta edição de décimo aniversário.
Comum aos demais SRT-8, o motor V8 de 6,1 litros é o destaque. Parte da
família Hemi, com câmaras de combustão
hemisféricas, esta versão supera a de 5,7 litros por boa margem em
potência e torque. Com aumento de cilindrada de apenas 7%, no Grand
Cherokee desenvolve 432 cv (27% a mais) e 58 m.kgf (25% a mais). Em todo
o mercado de utilitários esporte no Brasil, fica para trás apenas do
Cayenne Turbo, que tem um V8 de 4,8 litros e 500 cv, e do
Mercedes-Benz ML 63 AMG, com um V8
6,2 de 514 cv. A BMW está sem versão esportiva do X5.
Ao preço sugerido de R$ 249,9 mil, o SRT-8 se torna muito atraente
diante dos citados Cayenne (US$ 269 mil ou R$ 484,2 mil à cotação de R$
1,80) e ML (US$ 225 mil, R$ 405 mil) e de outros utilitários de alta potência, como o
Range Rover Sport Supercharged (V8 4,2
com compressor, 399 cv, R$ 369 mil) e o BMW X5
Sport (V8 4,8, 355 cv, R$ 370 mil). Pelo preço, o Jeep acaba
competindo com modelos bem menos potentes, caso de BMW X3 Family (seis
cilindros, 2,5, 192 cv, R$ 239,5 mil),
Land Rover Discovery 3 HSE (V8
4,4, 299 cv, R$ 237 mil) e Volkswagen
Touareg (V8 4,2, 350 cv, US$ 132,3 mil ou R$ 238,1 mil). Só que, se
desempenho não for prioridade, há duas versões mais em conta do Grand
Cherokee, com 231 e 326 cv.
O SRT-8 mostra de cara que não está para brincadeira. Já à primeira
vista, impressiona ver o utilitário esporte — com as formas angulosas da
nova geração — 25 mm mais próximo do solo,
com rodas de 20 pol e pneus Pirelli
assimétricos em medida 245/45 (no Brasil não são usados 285/40 na
traseira, como na versão original, talvez para facilidade de reposição),
além das imponentes saídas de escapamento no centro do pára-choque, com
10 cm de diâmetro. O acabamento externo quase todo na cor da carroceria
ganha um ar intimidante no carro preto.
Continua |