Bom de andar e cheio de estilo

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A Fiat deixa o Stilo para trás e lança o Bravo, que mostra atributos
convincentes para um segmento que voltou a receber atenção

Texto: Geraldo Tite Simões e Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

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Com muitas curvas e uma linha de cintura que sobe forte para trás, o Bravo expressa modernidade, apesar de lançado na Europa em 2006

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O interior da versão T-Jet (também nas fotos externas) traz detalhes de bom gosto; inédito na marca é o navegador integrado e que exibe mapa

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Em vez do teto solar em lâminas Sky Window do Stilo, o mais simples Skydome, como em Punto e Idea, em que só a parte dianteira se abre

O segmento de hatchbacks médios, que andou quase parado por alguns anos, voltou a ganhar as manchetes com a chegada de competidores como Citroën C4, Ford Focus e Hyundai I30. Agora é a Fiat quem responde às novidades e, ao contrário das oponentes citadas, o faz com um carro fabricado no Brasil: o Bravo.

Seja pelo nome, seja pelas linhas arredondadas, é mais fácil associá-lo ao antigo Brava — feito aqui de 1999 a 2003 e que não obteve grande êxito — que ao Stilo, o retilíneo antecessor que agora sai de produção. Ao ver o novo carro é também comum pensar em Punto e Linea, pois as formas da parte dianteira guardam uma mesma identidade nos três modelos. Mas o Bravo traz muitas novidades, algumas delas primazias na fabricação brasileira.

É o caso da bolsa inflável para os joelhos do motorista, que complementa as frontais, as laterais inferiores nos bancos dianteiros e as cortinas na área envidraçada lateral. Ou do monitor de pressão dos pneus, que alerta sobre pressão insuficiente, excessiva ou mesmo inadequada à velocidade do carro e informa qual dos pneus tem problemas. Há ainda o Hill Holder ou assistente de saída em aclives (e de marcha à ré em declives), que retém os freios por até dois segundos para o carro não rodar na direção oposta à desejada; faróis de neblina com função para curva, em que a lâmpada do lado para o qual se vira é acesa para auxiliar os faróis baixos; e rodas de 18 pol opcionais para a versão T-Jet.

Outros recursos são inéditos na linha Fiat, embora já presentes em outros carros nacionais. Além dos sistemas Blue&Me de interface Bluetooth para telefone celular e do navegador por satélite Blue&Me Nav, o Bravo traz a opção de uma tela de 6,5 pol no centro do painel para apresentar o mapa e as indicações gráficas de navegação. Sem dúvida, um sistema mais prático que o oferecido no Linea e no Punto T-Jet, que não exibe mapa e deixa dúvida sobre algumas indicações.

Dessa lista constam também fixação para cadeira infantil no padrão Isofix no banco traseiro, sensores de estacionamento também na frente, retrovisores externos com rebatimento elétrico e iluminação noturna na cabine e nas maçanetas. Em relação ao Stilo, ele perde o agradável teto solar Sky Window, com lâminas que se retraíam para deixar quase toda a área do teto aberta. Em seu lugar aparece o Skydome, como no Punto e na Idea, com ampla área envidraçada e apenas a dianteira móvel (inclina-se e corre para trás por fora) com comando elétrico. O forro interno tem acionamento manual.

O modelo chega ao mercado em três versões e com dois motores. A Essence (preço sugerido de R$ 55.200, com caixa manual, e R$ 57.800 com a automatizada Dualogic, ambas de cinco marchas) e a Absolute (R$ 62.250 o manual e R$ 65.200 o Dualogic) vêm com o motor E-Torq flexível de 1,75 litro e 16 válvulas; já a T-Jet (R$ 67.700, sempre manual de seis marchas) traz o motor turbo italiano de 1,4 litro e 16 válvulas a gasolina.

O Essence oferece de série bolsas infláveis frontais, ar-condicionado, direção assistida elétrica (com modo City, que amplia a assistência em baixa velocidade), rodas de alumínio de 16 pol, freios a disco nas quatro rodas, faróis de neblina com a citada função em curvas, controlador de velocidade, rádio/toca-CDs com MP3, controle elétrico dos quatro vidros, volante ajustável em altura e distância, travas e retrovisores elétricos, para-sóis com iluminação, banco traseiro bipartido 60/40 e chave com telecomando para vidros e travas.

As opções são caixa automatizada (com comando manual pela alavanca ou também com aletas junto ao volante), ar-condicionado automático de duas zonas de ajuste, freios antitravamento (ABS), sistema de áudio com falante de subgraves, sistemas Blue&Me e Blue&Me Nav, volante revestido em couro com comandos do rádio, teto solar elétrico Skydome, retrovisor interno fotocrômico, faróis e limpador de para-brisa automáticos, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, rebatimento elétrico dos retrovisores, apoios de braço à frente e atrás e bancos com revestimento parcial em couro preto ou marrom.

O Absolute acrescenta o ar de duas zonas, ABS, Blue&Me, sensores na traseira, volante de couro com comandos do rádio, apoios de braço, rodas de 17 pol e tecidos e detalhes de acabamento exclusivos. No caso de caixa Dualogic, os comandos de trocas manuais no volante são de série. Continua

 

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Data de publicação: 25/11/10

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