Com muitas curvas e uma linha
de cintura que sobe forte para trás, o Bravo expressa modernidade,
apesar de lançado na Europa em 2006
O interior da versão T-Jet
(também nas fotos externas) traz detalhes de bom gosto; inédito na marca
é o navegador integrado e que exibe mapa
Em vez do teto solar em
lâminas Sky Window do Stilo, o mais simples Skydome, como em Punto e
Idea, em que só a parte dianteira se abre |
O segmento de hatchbacks médios, que andou quase parado por alguns anos,
voltou a ganhar as manchetes com a chegada de competidores como Citroën
C4, Ford Focus e Hyundai I30. Agora é a Fiat quem responde às novidades
e, ao contrário das oponentes citadas, o faz com um carro fabricado no
Brasil: o Bravo.
Seja pelo nome, seja pelas linhas arredondadas, é mais fácil associá-lo
ao antigo Brava —
feito aqui de 1999 a 2003 e que não obteve grande êxito — que ao Stilo,
o retilíneo antecessor que agora sai de produção. Ao ver o novo carro é
também comum pensar em Punto e Linea, pois as formas da parte dianteira
guardam uma mesma identidade nos três modelos. Mas o Bravo traz muitas
novidades, algumas delas primazias na fabricação brasileira.
É o caso da bolsa inflável para os joelhos do motorista, que complementa
as frontais, as laterais inferiores nos bancos dianteiros e as cortinas
na área envidraçada lateral. Ou do monitor de pressão dos pneus, que
alerta sobre pressão insuficiente, excessiva ou mesmo inadequada à
velocidade do carro e informa qual dos pneus tem problemas. Há ainda o
Hill Holder ou assistente de saída em aclives (e de marcha à ré em
declives), que retém os freios por até dois segundos para o carro não
rodar na direção oposta à desejada; faróis de neblina com função para
curva, em que a lâmpada do lado para o qual se vira é acesa para
auxiliar os faróis baixos; e rodas de 18 pol opcionais para a versão
T-Jet.
Outros recursos são inéditos na linha Fiat, embora já presentes em
outros carros nacionais. Além dos sistemas Blue&Me de
interface Bluetooth para telefone
celular e do navegador por satélite Blue&Me Nav, o Bravo traz a opção de
uma tela de 6,5 pol no centro do painel para apresentar o mapa e as
indicações gráficas de navegação. Sem dúvida, um sistema mais prático
que o oferecido no Linea e no Punto T-Jet, que não exibe mapa e deixa
dúvida sobre algumas indicações.
Dessa lista constam também fixação para cadeira infantil no padrão
Isofix no banco traseiro,
sensores de estacionamento também na
frente, retrovisores externos com rebatimento elétrico e iluminação
noturna na cabine e nas maçanetas. Em relação ao Stilo, ele perde o
agradável teto solar Sky Window, com lâminas que se retraíam para deixar
quase toda a área do teto aberta. Em seu lugar aparece o Skydome, como
no Punto e na Idea, com ampla área envidraçada e apenas a dianteira
móvel (inclina-se e corre para trás por fora) com comando elétrico. O
forro interno tem acionamento manual.
O modelo chega ao mercado em três versões e com dois motores. A Essence
(preço sugerido de R$ 55.200, com caixa manual, e R$ 57.800 com a
automatizada Dualogic, ambas de cinco
marchas) e a Absolute (R$ 62.250 o manual e R$ 65.200 o Dualogic) vêm
com o motor E-Torq flexível de 1,75 litro e 16 válvulas; já a T-Jet (R$
67.700, sempre manual de seis marchas) traz o motor turbo italiano de
1,4 litro e 16 válvulas a gasolina.
O Essence oferece de série bolsas infláveis frontais, ar-condicionado,
direção assistida elétrica (com modo City, que amplia a assistência em
baixa velocidade), rodas de alumínio de 16 pol, freios a disco nas
quatro rodas, faróis de neblina com a citada função em curvas,
controlador de velocidade,
rádio/toca-CDs com MP3, controle elétrico dos quatro vidros, volante
ajustável em altura e distância, travas e retrovisores elétricos,
para-sóis com iluminação, banco traseiro bipartido 60/40 e chave com
telecomando para vidros e travas.
As opções são caixa automatizada (com comando manual pela alavanca ou
também com aletas junto ao volante), ar-condicionado automático de duas
zonas de ajuste, freios antitravamento (ABS), sistema de áudio com
falante de subgraves, sistemas Blue&Me e
Blue&Me Nav, volante revestido em couro com comandos do rádio, teto
solar elétrico Skydome, retrovisor interno
fotocrômico, faróis e limpador de para-brisa automáticos, sensores
de estacionamento traseiro e dianteiro, rebatimento elétrico dos
retrovisores, apoios de braço à frente e atrás e bancos com revestimento
parcial em couro preto ou marrom.
O Absolute acrescenta o ar de duas zonas, ABS, Blue&Me, sensores na
traseira, volante de couro com comandos do rádio, apoios de braço, rodas
de 17 pol e tecidos e detalhes de acabamento exclusivos. No caso de
caixa Dualogic, os comandos de trocas manuais no volante são de série.
Continua |