Saiba como anunciar
 

Misturar é a ordem

Clique para ampliar a imagem

O Ford Edge chega do Canadá para participar da mais
nova tendência do mercado nacional, a dos crossovers

Texto: Gino Brasil - Fotos do autor e de divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

A plataforma é a do Fusion e com ele o Edge se parece de frente, pela grade e faróis; a versão única SEL traz muitos equipamentos de série

Por definição, crossover (cruzamento em inglês) é o carro que mistura conceitos de outras categorias. Diversos modelos lançados no Brasil seguem essa tendência — para citar dois exemplos recentes, o BMW X6 e o Chevrolet Captiva — e nesse grupo entra a partir de dezembro, quando estará disponível ao público, o Ford Edge.

Mesclando conceitos de carro de passeio e de utilitário esporte, o Edge é apresentado com um pacote interessante de motorização e equipamentos. O carro, que compartilha a plataforma com o Fusion, tem 4,72 metros de comprimento, 1,92 m de largura e 2,82 m de distância entreeixos. Lançado em 2006 e agora importado do Canadá, será oferecido em versão única de acabamento SEL com motor Duratec V6 de 3,5 litros e 24 válvulas, acoplado a uma caixa automática de seis marchas com tração integral.

O carro é muito bem-equipado: seis bolsas infláveis (laterais, frontais e de cortina), controle de estabilidade, ar-condicionado automático com ajuste de temperatura individual para o motorista e o passageiro, computador de bordo com bússola, ajustes de altura e profundidade do volante (que traz controles de áudio), sensor de estacionamento traseiro, acendimento automático dos faróis, rebatimento do banco traseiro com acionamento automático, quinta porta com abertura e fechamento elétricos (levanta e abaixa, não apenas se destrava), faróis de neblina, retrovisores elétricos com luz de aproximação, barras longitudinais no teto e rodas de alumínio de 18 pol.

O único opcional é o teto solar panorâmico que ocupa 70% do teto do carro, dividido em duas partes, sendo que somente a dianteira é basculante. Destaque é o Sync Entertainment Media System, sistema muito semelhante ao Blue & Me da Fiat e desenvolvido em parceria com a Microsoft. É dotado de sistema de áudio com CD para seis discos, amplificador de 190 W, oito alto-falantes e subwoofer, toca-DVD, entrada para dispositivos USB e iPod, memória interna com capacidade de 10 Gb (para músicas, filmes e fotos), controle por comando de voz, sistema Bluetooth e tela de 6,5 polegadas acionada por toque. Faltaram, porém, faróis de xenônio ao menos como opcional.

A garantia do modelo é de três anos e o fabricante leva nossos aplausos ao oferecer seis cores, do preto ao branco, passando pelo vermelho. A Ford ainda guarda para o Edge uma estratégia de venda e pós-venda diferenciada, com espaço exclusivo para o carro nas concessionárias, programa de teste por mais tempo que o convencional, sistema de leva-e-traz (também para os casos de manutenção do veículo) e equipe exclusiva de atendimento, até para marcar revisões. Todo esse pacote chega ao Brasil por R$ 149.700, que passam a R$ 158.530 com teto solar. Está competitivo em relação a Nissan Murano, Hyundai Veracruz e Mitsubishi Outlander, mas há o Captiva da GM que custa bem menos. É verdade que este sai em vantagem por não incidir sobre ele o Imposto de Importação de 35%, uma vez que é trazido do México.

As linhas do Edge lembram as do Fusion na frente, pela grade de três lâminas cromadas e os faróis, e são equilibradas em seu conjunto. Internamente o carro é muito bem-acabado, com bancos revestidos em couro e regulagem elétrica parcial, apenas do assento. O interior é espaçoso e aconchegante, os plásticos causam boa impressão e não há detalhes de acabamento que poderiam depreciar a imagem de um carro de luxo. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 20/10/08

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados