A plataforma é a do Fusion e
com ele o Edge se parece de frente, pela grade e faróis; a versão única
SEL traz muitos equipamentos de série
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Por definição, crossover (cruzamento em inglês) é o carro que mistura
conceitos de outras categorias. Diversos modelos lançados no Brasil
seguem essa tendência — para citar dois exemplos recentes, o
BMW X6 e o
Chevrolet Captiva — e nesse grupo entra a partir de dezembro, quando
estará disponível ao público, o Ford Edge.
Mesclando conceitos de carro de passeio e de utilitário esporte, o Edge
é apresentado com um pacote interessante de motorização e equipamentos.
O carro, que compartilha a plataforma com o Fusion, tem 4,72 metros de
comprimento, 1,92 m de largura e 2,82 m de distância entreeixos.
Lançado em 2006 e agora importado do Canadá, será oferecido em versão única de acabamento SEL
com motor Duratec V6 de 3,5 litros e 24 válvulas, acoplado a uma caixa
automática de seis marchas com tração integral.
O carro é muito bem-equipado: seis bolsas infláveis (laterais, frontais
e de cortina), controle de estabilidade,
ar-condicionado automático com ajuste de temperatura individual para o
motorista e o passageiro, computador de bordo com bússola, ajustes de
altura e profundidade do volante (que traz controles de áudio),
sensor de estacionamento traseiro,
acendimento automático dos faróis, rebatimento do banco traseiro com
acionamento automático, quinta porta com abertura e fechamento elétricos
(levanta e abaixa, não apenas se destrava), faróis de neblina,
retrovisores elétricos com luz de aproximação, barras longitudinais no
teto e rodas de alumínio de 18 pol.
O único opcional é o teto solar panorâmico que ocupa 70% do teto do
carro, dividido em duas partes, sendo que somente a dianteira é
basculante. Destaque é o Sync Entertainment Media System, sistema muito
semelhante ao Blue & Me da Fiat e desenvolvido em parceria com a
Microsoft. É dotado de sistema de áudio com CD para seis discos,
amplificador de 190 W, oito alto-falantes e
subwoofer, toca-DVD, entrada para dispositivos USB e iPod, memória
interna com capacidade de 10 Gb (para músicas, filmes e fotos), controle
por comando de voz, sistema Bluetooth e tela de 6,5 polegadas acionada
por toque. Faltaram, porém, faróis de
xenônio ao menos como opcional.
A garantia do modelo é de três anos e o fabricante leva nossos aplausos
ao oferecer seis cores, do preto ao branco, passando pelo vermelho. A Ford ainda guarda para o Edge
uma estratégia de venda e pós-venda diferenciada, com espaço exclusivo
para o carro nas concessionárias, programa de teste por mais tempo que o
convencional, sistema de leva-e-traz (também para os casos de manutenção
do veículo) e equipe exclusiva de atendimento, até para marcar revisões.
Todo esse pacote chega ao Brasil por R$ 149.700, que passam a R$ 158.530
com teto solar. Está competitivo em relação a Nissan Murano, Hyundai
Veracruz e Mitsubishi Outlander, mas há o
Captiva da GM que custa bem menos. É verdade que este sai em vantagem
por não incidir sobre ele o Imposto de Importação de 35%, uma vez que é
trazido do México.
As linhas do Edge lembram as do Fusion na frente, pela grade de três
lâminas cromadas e os faróis, e são equilibradas em seu conjunto.
Internamente o carro é muito bem-acabado, com bancos revestidos em couro
e regulagem elétrica parcial, apenas do assento. O interior é espaçoso e
aconchegante, os plásticos causam boa impressão e não há detalhes de
acabamento que poderiam depreciar a imagem de um carro de luxo.
Continua |