Com jeito de bruto, mas refinado

Clique para ampliar a imagem

Imponente com o novo desenho para 2011, o Ford Edge traz farto
conteúdo de conforto e segurança e muita suavidade ao volante

Texto: Roberto Agresti e Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Sutis na traseira, as mudanças são abrangentes na frente, com enorme grade cromada e faróis mais atuais; as rodas do Limited são de 20 pol

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Em um interior mais moderno, telas digitais multifunção no quadro de instrumentos e revestimento em couro cinza claro na versão de topo

Um pouco precoce para um modelo que chegou ao mercado brasileiro há apenas dois anos, a remodelação pela qual passou em fevereiro, nos Estados Unidos, o utilitário esporte Ford Edge já é apresentada por aqui. Não há grandes transformações nesse exemplo da tendência crossover — que mescla elementos de utilitários e automóveis —, mas um refinamento geral que afetou aparência, interior e mecânica.

Agora são duas versões de acabamento, com a mesma mecânica e bom conteúdo de série. A SEL, ao preço sugerido de R$ 122.100, vem com seis bolsas infláveis (frontais, laterais nos bancos dianteiros e cortinas para os ocupantes da frente e de trás), controle de estabilidade com monitor de inclinação da carroceria, ajuste elétrico dos bancos dianteiros (em 10 direções para o motorista e seis para o passageiro) e seu aquecimento, ar-condicionado de duas zonas, computador de bordo, bancos de couro, chave configurável, rebatimento automático do banco traseiro e rodas de 18 pol com pneus 245/60, cuja pressão é monitorada.

Quem optar pela Limited, de R$ 133.910, leva acesso à cabine e partida do motor sem chave, sistema MyFord Touch (mais sobre ele adiante), câmera de ré para orientar manobras, abertura e fechamento automático do porta-malas, partida remota do motor, sistema de áudio Sony de maior qualidade com interface Sync, monitor de pontos cegos e tráfego cruzado, limpador de para-brisa automático, bancos com memória e acabamento em couro cinza claro em vez de preto, além de rodas de 20 pol com pneus 245/50 e materiais de acabamento diferenciados. Com a opção do teto solar panorâmico, passa a R$ 142.610. A garantia é de três anos.

Elegância é uma palavra que serve para definir o todo do novo Edge. Embora o modelo anterior já usasse uma grade de três lâminas cromadas, de acordo com o padrão atual da Ford norte-americana, o desenho retilíneo não cativava os olhos. Com a nova frente, de grade enorme e faróis mais trabalhados, o aspecto ficou bem mais imponente. Ainda são novos capô, para-lamas, para-choques, lanternas e defletor traseiro.

Houve ganho expressivo também no interior, em que as linhas retas foram trocadas por curvas no painel, no volante e nas portas — o conjunto anterior parece um tanto ultrapassado quando comparado ao novo. O banco do motorista agora tem ajuste elétrico integral; antes o encosto usava regulagem manual. No console, o apoio de braço e porta-objetos tem forma inspirada nas obras do gênio da arquitetura Frank Lloyd Wright. O sistema Sync, que já contava com tela no centro do painel para controle de áudio e outras funções, passa à segunda geração com tela maior (8 pol) que comanda ar-condicionado, telefonia e som, além de ter duas entradas USB, leitor de cartão de memória e entrada de áudio e vídeo (RCA). Lamenta-se que a função de navegador por satélite continue inativa por falta de mapas apropriados.

À frente do motorista, o quadro de instrumentos tradicional com mostradores brancos deu lugar a um conjunto digital, o MyFord Touch, apenas no Limited (o SEL mantém conta-giros analógico e uma tela digital no centro). Ao lado do velocímetro analógico estão duas telas de LCD coloridas de 4,2 pol e, por meio de dois botões de cinco pontos no volante, o condutor personaliza as telas e controla suas funções. Os comandos também podem ser feitos por voz. A Ford usou cores diferentes para cada categoria: vermelho para entretenimento, azul para climatização, amarelo para telefone e verde para informações. Funções como monitoramento de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado e câmera de ré são mostradas ali. Continua

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
A tela sensível ao toque do Sync na parte central do painel, agora com 8 pol, serve para a câmera de ré e os ajustes de ar-condicionado e de áudio

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 9/12/10

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados